Prêmio Cientista Jovem custeará participação de estudantes hamburguenses em feiras no Nordeste

por Daniele Silva última modificação 10/11/2022 19h45
31/10/2022 – A 37ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) se encerrou na última sexta-feira, 28, com a premiação dos melhores projetos apresentados por estudantes do ensino médio e técnico. De volta ao formato presencial, após dois anos, o evento reuniu, no Teatro Feevale, autoridades, familiares, professores orientadores e centenas de jovens pesquisadores, ansiosos pelos resultados de um ano de trabalho. Além da classificação geral, os alunos receberam prêmios de diversas entidades, incluindo o Cientista Jovem de Novo Hamburgo, concedido pela Câmara a dois projetos de destaque de instituições da cidade. O presidente Cristiano Coller (PTB) entregou o troféu a duas pesquisas de alunas da Fundação Liberato, que serão agraciadas com passagens, hospedagens ou inscrição para feiras realizadas no Nordeste.
Prêmio Cientista Jovem custeará participação de estudantes hamburguenses em feiras no Nordeste

Fotos: Daniele Souza/CMNH

Desde 2017, o Legislativo hamburguense reconhece o empenho e dedicação de estudantes vencedores da Mostratec. O VMR: Voice Medical Record – Aplicativo de Reconhecimento de Fala para a Elaboração de Prontuários Eletrônicos da Enfermagem foi classificado para participar de mostra na cidade de Imperatriz, no Maranhão. Já a pesquisa Incorporação de Nanotubos de Carbono a um Compósito Cimentício de Alto Desempenho Utilizado em Painéis Estruturais terá sua participação garantida na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), que será realiza em 2023 no Recife, em Pernambuco.

Leia também: Premiação da Câmara na Mostratec Júnior deve garantir participação de pesquisa hamburguense em feira no Maranhão

VMR: Voice Medical Record

Primeiro lugar na categoria Ciências da Computação, as estudantes Eduarda Barth Cordova e Luana Rauber Sostisso criaram um aplicativo de reconhecimento de fala para a elaboração de prontuários eletrônicos na enfermagem. O VMR: Voice Medical Record tem por objetivo facilitar o trabalho de enfermeiros e reduzir erros de profissionais da saúde. “O sistema deve ser capaz de captar o áudio, transcrevê-lo, selecionar os dados úteis à elaboração do prontuário, enviá-los ao banco de dados e, por fim, excluir o áudio inicial.”

Saiba mais sobre o projeto:


Incorporação de Nanotubos de Carbono a um Compósito Cimentício de Alto Desempenho Utilizado em Painéis Estruturais

Também da Liberato, as alunas Maria Eduarda Müller Wilhelm e Maria Eduarda dos Santos estão entre as vencedoras na categoria Engenharia e Materiais. O projeto, através da incorporação de diferentes concentrações de nanotubos de carbono (NTCs) a um compósito cimentício de alto desempenho, avalia as propriedades adquiridas ao longo de três idades – 7, 28 e 56 dias – e as vantagens e desvantagens do uso de NTCs em painéis estruturais. A atual composição do concreto convencional apresenta algumas limitações em relação à resistência e durabilidade.

Saiba mais sobre o projeto:


A Mostratec

Considerada a maior feira do gênero na América Latina e uma das maiores do mundo, a 37ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia reuniu nos pavilhões da Fenac estudantes de 21 estados brasileiros, do Distrito Federal e de outros sete países das Américas, Ásia e Europa. Ao todo, 666 projetos, conduzidos por mais de 2 mil estudantes, abordaram diferentes temáticas em 14 áreas do conhecimento.