Prêmio Cientista Jovem custeará participação de estudantes hamburguenses em feiras no Nordeste
Desde 2017, o Legislativo hamburguense reconhece o empenho e dedicação de estudantes vencedores da Mostratec. O VMR: Voice Medical Record – Aplicativo de Reconhecimento de Fala para a Elaboração de Prontuários Eletrônicos da Enfermagem foi classificado para participar de mostra na cidade de Imperatriz, no Maranhão. Já a pesquisa Incorporação de Nanotubos de Carbono a um Compósito Cimentício de Alto Desempenho Utilizado em Painéis Estruturais terá sua participação garantida na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), que será realiza em 2023 no Recife, em Pernambuco.
Leia também: Premiação da Câmara na Mostratec Júnior deve garantir participação de pesquisa hamburguense em feira no Maranhão
VMR: Voice Medical Record
Primeiro lugar na categoria Ciências da Computação, as estudantes Eduarda Barth Cordova e Luana Rauber Sostisso criaram um aplicativo de reconhecimento de fala para a elaboração de prontuários eletrônicos na enfermagem. O VMR: Voice Medical Record tem por objetivo facilitar o trabalho de enfermeiros e reduzir erros de profissionais da saúde. “O sistema deve ser capaz de captar o áudio, transcrevê-lo, selecionar os dados úteis à elaboração do prontuário, enviá-los ao banco de dados e, por fim, excluir o áudio inicial.”
Saiba mais sobre o projeto:
Incorporação de Nanotubos de Carbono a um Compósito Cimentício de Alto Desempenho Utilizado em Painéis Estruturais
Também da Liberato, as alunas Maria Eduarda Müller Wilhelm e Maria Eduarda dos Santos estão entre as vencedoras na categoria Engenharia e Materiais. O projeto, através da incorporação de diferentes concentrações de nanotubos de carbono (NTCs) a um compósito cimentício de alto desempenho, avalia as propriedades adquiridas ao longo de três idades – 7, 28 e 56 dias – e as vantagens e desvantagens do uso de NTCs em painéis estruturais. A atual composição do concreto convencional apresenta algumas limitações em relação à resistência e durabilidade.
Saiba mais sobre o projeto:
A Mostratec
Considerada a maior feira do gênero na América Latina e uma das maiores do mundo, a 37ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia reuniu nos pavilhões da Fenac estudantes de 21 estados brasileiros, do Distrito Federal e de outros sete países das Américas, Ásia e Europa. Ao todo, 666 projetos, conduzidos por mais de 2 mil estudantes, abordaram diferentes temáticas em 14 áreas do conhecimento.