Premiação da Câmara na Mostratec Júnior deve garantir participação de pesquisa hamburguense em feira no Maranhão
O presidente do Legislativo, Cristiano Coller (PTB), realizou a entrega do troféu às alunas Mariana Flores, Rafaela de Zorzi e Vitória da Luz durante a cerimônia de encerramento da Mostratec Júnior. A modalidade é destinada a estudantes de educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA). Organizada pela Fundação Liberato, a maior feira de iniciação científica da América Latina retornou aos pavilhões da Fenac após dois anos de pandemia.
Tudo tem limite nas redes sociais
Além do reconhecimento, o Prêmio Cientista Júnior assegurará o financiamento de passagens, hospedagem ou taxa de inscrição para a apresentação do estudo na feira maranhense. Serão contempladas duas alunas e a professora-orientadora Fernanda Soares. Cristiano Coller salientou que a láurea representa o fomento do Legislativo municipal à iniciação científica. “A premiação entregue pela Câmara busca valorizar o talento dessas jovens para a pesquisa e estimular a manutenção desse envolvimento com a ciência”, afirmou.
Primeiro lugar na categoria para alunos do 7º ao 9º ano, a pesquisa abordou a relação entre o uso das redes sociais e a saúde mental dos adolescentes da escola Getúlio Vargas. O objetivo do estudo era identificar como os jovens se deixam influenciar por padrões impostos por essas plataformas, modificando comportamentos e modos de consumo. A metodologia incluiu levantamento bibliográfico, entrevista com psicólogas e pesquisas qualitativas e quantitativas com estudantes e influenciadores.
“Na pesquisa com os influencers, percebemos que eles sofreram alterações no emocional devido à pressão, aos julgamentos e à falsa noção de realidade. Cada um deles lida de um jeito diferente com os haters. Com as críticas, tiveram depressão, ansiedade e mal-estar”, descreveram as autoras no resumo do projeto.
“As psicólogas relataram que algumas pessoas diminuem os contatos reais e que se comparam com os influenciadores, causando baixa autoestima. Concluímos que as pessoas podem ser manipuladas pelo que elas veem na internet, comparando-se a um padrão criado pelas redes sociais. Por isso, são necessários momentos de reflexão na escola, a fim de que os adolescentes percebam o quanto estão sendo influenciados”, diagnosticaram.
Conheça mais detalhes sobre a pesquisa:
Mostratec Júnior
Ao todo, a edição deste ano da Mostratec Júnior contou com 264 projetos de estudantes de ensino fundamental e 73 de educação infantil. A coordenadora da modalidade, Lilian Pinheiro, agradeceu a presença das centenas de jovens e enalteceu o papel de familiares, professores e equipes diretivas no incentivo e reconhecimento à importância da pesquisa no desenvolvimento dos alunos. “É um desafio indescritível fazer uma feira como a Mostratec Júnior acontecer. Fico emocionada ao ver tantos rostos ansiosos por este momento. Isso tudo é por vocês e para vocês”, frisou a educadora no início da cerimônia.
Cientista Jovem
A exposição dos trabalhos na Mostratec encerrou na quinta-feira, mas a premiação das pesquisas de ensino médio e técnico ocorre apenas nesta sexta, 28. A solenidade está marcada para as 20h no Teatro Feevale. Novamente, a Câmara estará presente, desta vez com a entrega do Prêmio Cientista Jovem. A condecoração segue os mesmos moldes de sua versão júnior.
A Mostratec
Considerada a maior feira do gênero na América Latina e uma das maiores do mundo, a 37ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia reuniu nos pavilhões da Fenac estudantes de 21 estados brasileiros, do Distrito Federal e de outros sete países das Américas, Ásia e Europa. Ao todo, 666 projetos, conduzidos por mais de 2 mil estudantes, abordaram diferentes temáticas em 14 áreas do conhecimento.