Pedidos de vista retiram duas proposições da pauta desta segunda

por Luís Francisco Caselani última modificação 17/05/2021 22h40
17/05/2021 – O vereador Gustavo Finck (PP) decidiu postergar a votação de duas matérias de sua autoria que estavam previstas para a ordem do dia da sessão desta segunda-feira, 17. Os pedidos de vista, válidos por 15 dias, foram acolhidos pelos demais parlamentares. As propostas instituem dois programas relacionados ao esporte: a Academia da Juventude, voltada para a realização de atividades físicas direcionadas a crianças e adolescentes, e o Bolsa Atleta, prevendo a concessão de apoio financeiro a esportistas não profissionais residentes em Novo Hamburgo. Os textos devem retornar à pauta na primeira sessão de junho.
Pedidos de vista retiram duas proposições da pauta desta segunda

Foto: Daniele Souza/CMNH

A criação do programa Academia da Juventude é determinada pelo Projeto de Lei nº 8/2021. A matéria seria apreciada em segundo turno, após ser rejeitada em primeira votação. Além da promoção de atividades físicas, o texto também estabelece a execução de ações de conscientização sobre a importância da prática regular de exercícios nessa faixa etária. Os objetivos finais da proposta incluem o combate à obesidade infantil e a prevenção de doenças físicas e psíquicas atreladas ao sedentarismo.

Já o Bolsa Atleta tem sua criação atrelada à aprovação do Substitutivo nº 1/2021, que teria sua primeira votação nesta segunda-feira. O apoio financeiro é voltado a competidores nas modalidades olímpicas e paralímpicas, bem como em outros esportes que integrem o quadro oficial de competições da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Para pleitear a concessão, o atleta deverá obedecer a uma série de requisitos, como a apresentação de plano esportivo anual com programação de treinamentos e torneios a serem disputados. Todos os beneficiários do programa deverão prestar contas da aplicação dos recursos.

Pedido de vista

Todo e qualquer vereador tem direito a pedir vista de determinada proposição, mediante requerimento aprovado em plenário, adiando sua votação no intuito de conceder maior prazo para análise. Uma matéria pode receber no máximo dois pedidos de vista de até 15 dias cada. O expediente não é válido, contudo, para proposições votadas em regime de urgência ou cuja permanência junto a comissão pertinente tenha extrapolado o prazo regimental de 45 dias.

registrado em: