Palestra com alunos da EMEF Monteiro Lobato dá início à terceira edição do Vereador Mirim
As palestras com as sete escolas, conduzidas pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, desencadeiam um trabalho posterior realizado na própria sala de aula, a partir de material pedagógico elaborado por comissão de apoio. Na sequência, cada escola define seu processo eleitoral, e os alunos escolhem dois representantes e um suplente, diplomados em sessão ordinária da Câmara. Os vereadores mirins recebem orientação e elaboram projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo. As proposições são posteriormente apresentadas na Sessão do Vereador Mirim. “A ideia desse projeto é propor o exercício da participação política na escola e na comunidade. E não se trata de uma simulação, porque os pedidos e anseios dos vereadores mirins se tornarão realidade”, garantiu Carolina.
Participação cidadã
A servidora recepcionou os alunos no Plenário da Câmara e conversou com a plateia sobre os direitos e deveres dos cidadãos, as diferentes formas de participação dos jovens na política, a separação dos poderes, o impacto da representatividade parlamentar e o funcionamento do legislativo municipal. A EMEF Monteiro Lobato, que já havia participado do projeto em 2018, entra na atual edição com quatro turmas de 8º e 9º ano. No entanto, encantado com a possibilidade de ser um vereador mirim, Gabriel Telles, aluno do 7º ano, pediu para acompanhar a excursão e já antecipou sua candidatura. “Quis participar porque tenho vontade de ajudar a cidade e a minha escola. Quero ouvir ideias dos meus colegas e trazê-las para a Câmara, vendo se é possível realizar”, afirmou Gabriel, de 11 anos.
Antes da palestra, os estudantes receberam as boas-vindas das três parlamentares atualmente ativas. Relatora da Comissão de Educação, a vereadora Tita (PP) defendeu que a política é um processo cidadão ao qual as pessoas devem se engajar desde cedo. “Fico feliz que hoje vocês estão dando início a esse trabalho lindo que é participar da política”, enalteceu. Patricia Beck (PPS), presidente da Câmara no ano de instituição do projeto, em 2017, lembrou que a ideia era aproximar o Parlamento da comunidade e trazer a juventude para dentro da Câmara. “Buscamos dar um outro olhar, mostrando o papel e a atuação dos vereadores, representantes dos anseios e das necessidades da nossa população. É importante vocês perceberem a política como um instrumento de transformação na vida das pessoas”, ressaltou.
A vereadora suplente Gislaine Pires (PR), que substituiu Nor Boeno (PT) até esta quinta, falou sobre a realização de um sonho, de poder ajudar as pessoas, o que conseguiu enquanto professora, conselheira tutelar e, agora, legisladora. Ela recordou ter conhecido a Câmara enquanto aluna da EMEF Padre Reus – instituição que integra o Vereador Mirim deste ano e participa da segunda palestra na próxima terça, dia 16. “Temos que batalhar pelos nossos sonhos, ideais e objetivos”, reiterou.
O diretor-geral da Câmara, Deiwid Amaral da Luz, contou estar realizado por fazer parte da organização do projeto. Em sua época de estudante da rede municipal, ele chegou a se entusiasmar com uma primeira tentativa de Vereador Mirim, mas ela não vingou. “Hoje, o projeto está em sua terceira edição. Sinto-me honrado por ser o diretor da Casa e poder viabilizar isso”, destacou. Deiwid também lembrou que, na edição anterior, a presença feminina era maioria entre os eleitos e pediu que as meninas estendam esse interesse pela participação política, maximizando o número de vereadoras, deputadas, prefeitas, governadoras, senadoras e presidentes.
Integrante da Smed, a assessora de ensino fundamental da região norte, Suelen Abreu, salientou que o Vereador Mirim abre diversas oportunidades de novos conhecimentos e experiências. Já o assessor técnico pedagógico da pasta, Dionísio Hatzenberger, dividiu a condução da palestra recorrendo à constituição das sociedades como forma de explorar os conceitos de contribuição cidadã, representatividade e formalização de leis e códigos de conduta. “Governo é a forma que a sociedade encontrou para resolver problemas coletivos. Já a política foi criada para regular conflitos. E vocês podem aperfeiçoá-la, porque a política é feita por nós, cidadãos”, enfatizou.
Os estudantes ainda fizeram uma visita guiada pelos setores, gabinetes parlamentares e receberam exemplares da Revista do Vereador Mirim e da Carta de Serviços ao Cidadão, material da Câmara de Novo Hamburgo que informa como acessar serviços e quais são seus compromissos e padrões de atendimento.
Confira o cronograma da edição 2019 do Vereador Mirim.
O projeto
O Vereador Mirim foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 5/2017, proposto pela Mesa Diretora da época e aprovado por unanimidade pelos vereadores da atual legislatura. Inicialmente, turmas das sete escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Em seguida, material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed é trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins. Cada escola tem autonomia para definir seu processo eleitoral e eleger seus três representantes – dois vereadores e um suplente.
Diplomados durante sessão ordinária da Câmara, os vereadores mirins participam de oficina, onde recebem orientações técnicas para a elaboração de projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências. Entregues as proposições, os estudantes se reúnem para um ensaio geral, no qual também são eleitos os integrantes da Mesa Diretora. São eles que conduzirão a terceira Sessão do Vereador Mirim no dia 29 de outubro, no Plenário Luiz Oswaldo Bender. Todas as matérias apresentadas serão protocoladas oficialmente na semana seguinte. Uma última atividade, marcada para o dia 4 de dezembro, permitirá aos jovens parlamentares acompanhar o andamento de suas proposições.