Alunos da Monteiro Lobato aprendem sobre política na palestra do Vereador Mirim

por Luís Francisco Caselani última modificação 15/08/2018 18h14
05/06/2018 – Cerca de 100 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, do bairro São Jorge, participam da primeira etapa do Vereador Mirim na tarde desta terça-feira, 5. O principal objetivo do projeto é incentivar a participação do jovem na política, através da integração da Câmara com a comunidade escolar do Município. Estavam presentes o presidente da Casa, Felipe Kuhn Braun (PDT) e o vereador Professor Issur Koch (PP), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. “Essa é a casa dos debates e da fiscalização. Hoje, vocês vão compreender melhor a diferença entre os três poderes e o papel do Legislativo. Vão aprender o que cada setor desta Casa faz”, disse o presidente.
Alunos da Monteiro Lobato aprendem sobre política na palestra do Vereador Mirim

Fotos: Viccenzo Zang/CMNH

IMG_9946.jpgO Projeto Vereador Mirim busca contribuir para a formação da cidadania e para o conhecimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira. “Participar da vida política de uma cidade não é somente ser candidato ou eleitor”, disse Felipe. O vereador Professor Issur lembrou que em Novo Hamburgo há 14 vereadores que representam cerca de 250 mil cidadãos e suas demandas. “Todas as questões do futuro da cidade passam por aqui, e elas influenciam a vida de vocês: as vagas nas escolas, a qualidade da merenda, o transporte público – tudo isso é debatido e decidido pela política”, destacou. O parlamentar também incentivou os alunos a serem vereadores. “Vocês podem e devem estar aqui cuidando do futuro da cidade”.

O assessor técnico pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Dionísio Felipe Hatzenberger, frisou que o momento deve ser muito aproveitado. “Vocês saíram da escola para conhecer algo novo. Estamos no legislativo municipal e queremos incentivar vocês a participarem da política”, disse. Ele aproveitou o momento para ensinar a diferença ente política e politicagem. “A política é muito boa, quando feita por boas pessoas e com conhecimento para fazer”, enfatizou.

Giovana da Cruz, 10 anos, ressaltou o que aprendeu com a palestra. “É muito importante entender melhor a política porque um dia posso me tornar uma vereadora. Assim, podemos ajudar a nossa comunidade, vindo aqui para falar o que pensamos e o precisamos”, destacou. Ashyla Santos, 10 anos, destacou que o Vereador Mirim é um projeto muito interessante. “Aprendi que devemos cuidar da nossa comunidade, do nosso bairro, de onde vivemos”, mencionou. Rafaelli Rodrigues, 10 anos, disse que gostaria de ser uma vereadora mirim para poder ajudar a sua comunidade. “É uma oportunidade para vermos as coisas ruins que estão acontecendo e poder fazer alguma coisa para mudar e construir um mundo melhor”, elencaram as meninas do 5º ano.

IMG_9948.jpgPalestra e visita guiada

Os alunos participaram de uma palestra na qual a Diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, abordou temas como cidadania, participação popular nas ações da Câmara, processo legislativo e formas de interação com o Poder Legislativo. Os estudantes também assistiram a um vídeo institucional, receberam lanche e participaram de uma visita guiadas pelos setores e gabinetes dos vereadores.

Como funciona o Projeto?

O projeto Vereador Mirim é dividido em sete etapas: palestras na Câmara, eleição dos vereadores mirins e suplentes, sessão de diplomação, trabalho em sala de aula entre professores e alunos utilizando o material pedagógico, elaboração das proposições pelos vereadores mirins, ensaio e sessão do Vereador Mirim. Neste ano, 700 estudantes de sete escolas do 5º ao 9º ano participam da primeira etapa desta ação, que culminará no dia 6 de novembro com a Sessão do Vereador Mirim.

Clique para ver a Revista do Vereador Mirim. 

A publicação, feita em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, foi entregue a todos os presentes.

 

registrado em: