Noite de emoção na entrega do Título de Cidadã de Novo Hamburgo para Jurema Guterres

por Tatiane Souza última modificação 21/12/2018 11h57
06/12/2018 – O Título de Cidadã de Novo Hamburgo, a maior distinção outorgada pela Câmara de Novo Hamburgo, foi entregue a Jurema Reis de Oliveira Guterres em sessão solene na noite desta quinta-feira, 6 de dezembro. Pela quarta vez nos últimos 61 anos, a láurea foi atribuída a uma mulher. Juíza aposentada e ex-secretária municipal, Jurema foi homenageada por sua longa trajetória profissional e pela interface de seu trabalho junto a projetos de inclusão social produtiva. Na solenidade, ela foi recepcionada por um plenário em pé e sob forte salva de palmas.
Noite de emoção na entrega do Título de Cidadã de Novo Hamburgo para Jurema Guterres

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

O Título de Cidadã de Novo Hamburgo atende ao Requerimento nº 1.494/2018, de autoria da Mesa Diretora, conforme estabelece a Lei Municipal nº 2.672, de 10 de fevereiro de 2014. Jurema Guterres foi indicada ao título pelo vereador Enio Brizola (PT) e teve seu nome acolhido por todos os parlamentares em sessão secreta.  

O presidente da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT); o deputado estadual Tarcisio Zimmermann; representando o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região AMATRA IV, o Desembargador Clóvis Fernando Schuch Santos; representando a prefeita Fátima Daudt, o vice-prefeito de Novo Hamburgo, Antônio Fagan; a irmã da homenageada, Janice Dias; e a laureada Jurema Guterres compuseram a Mesa Diretora da noite. Estavam presentes, dentre outras autoridades e família da homenageada, os vereadores Inspetor Luz (MDB), Raul Cassel (MDB), Sergio Hanich (MDB), Nor Boeno (PT), Cristiano Coller (Rede) e Enfermeiro Vilmar (PDT). 

A TV Câmara fez um vídeo contando a trajetória de Jurema Guterrez. Logo após, Enio Brizola usou a tribuna emocionado. “Jurema foi um furacão que contou com a ajuda de um ciclone chamado Vera Rambo. Elas fizeram muito pela nossa cidade”, destacou. “Essa homenagem é de alma e de coração. Ela é uma justa e merecida distinção em reconhecimento a sua doação a favor do desenvolvimento social, cultural, educacional e dos direitos das pessoas”, apontou, destacando os projetos desenvolvidos pela Horta Comunitária, como de economia solidária e de inclusão social, além do curso pré-vestibular aos que não tinham condições de pagar por um. “O Catavida é um programa de governo que precisa se tornar uma política pública porque é, de fato, uma tecnologia social muito eficiente e que promove a emancipação daqueles que mais precisam”, ressaltou. Brizola disse ainda que Jurema representa muitas pessoas que vieram de outros lugares para ajudar a construir Novo Hamburgo. “Que tua história seja a nossa história e que a tua luta seja uma luta de todos, porque, infelizmente, a desigualdade aumenta dia após dia”. No final, o parlamentar citou um poema de Madre Tereza de Calcutá que, segundo ele, continua sendo inspiração a todos. O vereador falou em nome da bancada do Partido dos Trabalhadores. 

O presidente Felipe Kuhn Braun enfatizou que a homenageada fez a diferença na vida de muita gente da cidade. “Acompanhei parte da tua história através dos jornais e das atividades que fazia nos governos. Teu nome para esse título nos deixa muito feliz, por tudo o que fez pela nossa sociedade”, falou. Felipe destacou também o Programa Catavida, dentre todos os feitos da trajetória da homenageada. “Hoje, você entra para a história, para sempre em nossa galeria, mas mais do que isso, nas mentes e nos corações de todos aqueles que você mudou a vida através da sua atuação”, ressaltou o presidente do Legislativo hamburguense. 

É uma homenagem, mas também um reconhecimento por todo o trabalho que você realizou”, disse o vereador Cristiano Coller, ao mencionar que o nome de Jurema foi unanimidade entre os 14 parlamentares no dia da votação secreta. Ele falou sobre as atividades e projetos realizados Secretaria de Desenvolvimento Social e que contaram com a atuação da Cidadã de Novo Hamburgo. “Muito obrigada de coração, muita saúde a você. É tudo o que peço”, falou Coller. 

Outros pronunciamentos 

Representando os amigos da família, a assistente social e ex-coordenadora do Catavida Vera Rambo também fez sua homenagem a Jurema. “Eu fui promovida hoje a ciclone, mas nós tínhamos um quarteto orquestrado pela secretária Jurema, que nos incentivou a tudo o que realizamos na época. No início, ficamos com medo da Jurema, ela tem uma pisada forte, mas somente assim poderia deixar as marcas que deixou em nossas vidas. Com austeridade, firmeza, mas com amorosidade, assim era Jurema”, ressaltou. “Construímos e fizemos a diferença. Pensando nos anos que vivemos juntas, me sinto orgulhosa de ter feito parte desta história que ainda hoje traz reflexos na minha trajetória. Jurema dizia que três coisas são importantes para o ser humano: a família, o trabalho e a fé”, disse Vera. “Você marcou nossa vida e marcou a assistência social em nosso Município”, finalizou.

Antônio Fagan destacou a importância de se fazer esse tipo de homenagem em vida. “Muito nos honra estar aqui presente. Quero agradecer e te parabenizar por tudo o que trouxe para Novo Hamburgo, em especial pelo Catavida, Horta Comunitária e Fábrica da Cidadania”, disse o vice-prefeito, ao ressaltar que hoje em dia muitas pessoas que se utilizam desses programas são gratos pela cidadania que Jurema proporcionou a eles. 

O desembargador Clóvis Fernando Schuch Santos parabenizou os parlamentares pela aprovação do título. “É importante se homenagear pessoas que têm a vida dedicada ao bem, como a Jurema, para que sirva de exemplo para as novas gerações. Venho aqui com muita honra, como juiz do Trabalho, para falar dela que sempre foi reconhecida como uma magistrada exemplar, que buscou melhorias, dialogando com os advogados, ajudando as pessoas. Se pudesse sintetizar a sua obra diria que é um exemplo de amor, bondade e justiça a todos que tiveram oportunidade de conviver com ela”, mencionou o desembargador. “Que continue servindo de luz e exemplo para a humanidade. Ainda vale fazer o bem. Esse é o caminho da felicidade e que a Dra. Jurema sempre nos ensinou”, concluiu. 

É uma mulher extraordinária”, disse o deputado Tarcisio Zimmermann no início de seu pronunciamento. “Quando você entrou no Plenário ao som da música Fascinação, da Elis Regina, não teve nada mais adequado. Você é uma das pessoas mais luminosas que já conheci. O Catavida foi um parto muito difícil. Nós não podíamos errar”, contou Zimmermann. Ele relatou um pouco mais sobre a rotina de trabalho e as melhorias implementadas pela Jurema. “É preciso também lembrar da sua luta por espaços dignos para os Cras e pelos abrigos municipais. Transformou em um espaço humano e alegre. Ela lutou para que fizéssemos um Natal feliz para crianças e idosos. Você é uma pessoa que dá luz, que produz humanidade e, efetivamente, condições melhores para todos”, relatou o deputado que aproveitou o momento para fazer, em nome da Cidadã, uma homenagem a todas as mulheres que o ajudaram durante seu governo na Prefeitura e que também não são nascidas em Novo Hamburgo. 

Quadro de homenagem 

O vereador Enio Brizola entregou um quadro de reconhecimento para Jurema Reis de Oliveira Guterres, laureada Cidadã de Novo Hamburgo 2018, novamente sob forte aplauso dos presentes. Usou a tribuna Janice Dias, irmã da homenageada, para ler um discurso escrito por Jurema. Ela citou Cora Coralina ao tentar explicar o sentimento da noite, por meio do poema Sou Feita de Retalhos. No discurso também agradeceu a diversas pessoas que permearam a sua trajetória, entre familiares e amigos. “Portanto, obrigada a cada um de vocês, que fazem parte da minha vida e que me permitem engrandecer minha história com os retalhos deixados em mim. Que eu também possa deixar pedacinhos de mim pelos caminhos e que eles possam ser parte das suas histórias. E que assim, de retalho em retalho, possamos nos tornar, um dia, um imenso bordado de nós”, leu Janice ao destacar uma estrofe do poema. “Dedico esta titulação aos meus netos. Muito obrigada”, concluiu. 

Para finalizar a solenidade, foi descerrada a placa em homenagem a Jurema Reis de Oliveira Guterres na Galeria dos Cidadãos de Novo Hamburgo, localizada no hall de entrada do Legislativo.

Entrega do Título de Cidadã de Novo Hamburgo para Jurema Guterres

Leia mais:

Jurema Guterres será Cidadã de Novo Hamburgo 2018

Jurema Guterres será a quarta mulher a receber o título de Cidadã de Novo Hamburgo 

Confira a lista e um breve histórico de todos os Cidadãos