Jurema Guterres será Cidadã de Novo Hamburgo 2018

por Maíra Kiefer última modificação 09/11/2018 21h57
09/11/2018 – Na tarde desta sexta-feira, dia 9, o vereador Enio Brizola (PT) entregou nas mãos de Jurema Guterres o documento no qual é oficializada a escolha dela como Cidadã de Novo Hamburgo deste ano. A juíza do Trabalho aposentada e ex-secretária municipal agradeceu a honraria e falou sobre o privilégio de se somar ao seleto grupo de 43 homenageados ao longo da história do Legislativo. Este ano, a premiação foi sugerida pelo parlamentar. A visita à residência foi acompanhada também pelo relações-públicas da Câmara, Alexsander Penz Mendes.
Jurema Guterres será Cidadã de Novo Hamburgo 2018

Foto: Alexsander Penz/CMNH

"É uma cidadã hamburguense de coração que dedicou a sua vida para ajudar o próximo", sintetizou Enio Brizola. Conforme o vereador, o trabalho de Jurema sempre foi pautado pela busca por alternativas de inclusão social produtiva, implantadas quando atuou à frente da Horta Comunitária Joanna de Ângelis e da Secretaria de Desenvolvimento Social. O parlamentar relatou que acompanha a trajetória da homenageada desde o tempo em que ela estava no Judiciário. Ele lembrou que ela foi responsável por uma reestruturação completa da pasta que comandou no Executivo Municipal, qualificando os espaços de atendimento ao público e melhorando o ambiente de trabalho do funcionalismo. O programa intersetorial Catavida, criado por ela e no qual os dois atuaram, resultou em premiações e reconhecimentos para além das fronteiras de Novo Hamburgo. 

A solenidade de entrega do Título de Cidadã de Novo Hamburgo, ratificado pelo Decreto Legislativo n° 2/2018, ocorrerá no dia 6 de dezembro, às 19h, no Plenário. A indicação é feita por meio de Projeto de Decreto Legislativo, cuja votação é realizada em sessão secreta.

Natural de São Francisco de Paula, Jurema Reis de Oliveira Guterres nasceu em 7 de outubro de 1948. Consagrou-se por atuar em diferentes frentes, sendo reconhecida ao longo de sua trajetória profissional por sua dedicação, generosidade e competência. Por 12 anos, coordenou a Horta Comunitária Joanna de Ângelis, entidade que há mais de 20 anos desenvolve ações para melhorar a qualidade de vida das comunidades carentes. Foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e curadora da Fundação Semear. Em 2007, Jurema Guterres recebeu o Prêmio Anamatra Direitos Humanos, pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho. Dois anos depois, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social, implementando projetos como a Fábrica da Cidadania e o Programa Catavida, além do Sistema Único de Assistência Social.

Saiba mais

Em 2018, proposta de autoria do vereador Sergio Hanich – Serjão (MDB) deixou mais clara a regra de concessão da honraria, sendo agraciadas somente pessoas não nascidas em Novo Hamburgo. Embora a prática já fosse adotada, a legislação vigente era omissa quanto a esse aspecto.

O esclarecimento proposto forçou a alteração do segundo artigo da Lei Municipal nº 2.672/2014. Serjão explica que o objetivo era extinguir qualquer interpretação diversa sobre a aplicabilidade e essência da distinção. O título, atribuído a pessoas que, tendo fixado residência na cidade, prestaram relevantes serviços a Novo Hamburgo, é a maior distinção outorgada pelo Legislativo.

registrado em: