Na luta contra o câncer de mama, mulheres emocionam ao percorrer as ruas de Novo Hamburgo

por Tatiane Souza última modificação 19/10/2023 12h19
19/10/2023 - 'Embora nas nossas vidas tenham tristezas também. Juntas, de mãos dadas, a alegria sempre vem." Essa foi uma das estrofes entoadas por cerca de 100 mulheres que participaram da 13ª Caminhada do Outubro Rosa. Ao percorrer as principais ruas de Novo Hamburgo, elas demonstraram a força, a sensibilidade e a resiliência com que encararam a doença, assim como o sol que despontava no céu nublado da manhã desta quarta-feira, 18. As participantes cantaram e emocionaram os que estavam na rua – comerciantes e cidadãos que aplaudiram a passagem da caravana das janelas e sacadas de seus apartamentos.
Na luta contra o câncer de mama, mulheres emocionam ao percorrer as ruas de Novo Hamburgo

Fotos: Tatiane Lopes e Moris Musskopf/CMNH

Promovida pelo Grupo de apoio oncológico Amigas de Mãos Dadas, a ação foi uma parceria entre a Prefeitura municipal, por meio da secretaria municipal da Saúde, e a Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo hamburguense. O evento contou com um trio elétrico e a presença da personagem Herta, que realiza diversos trabalhos, entre peças teatrais, alertando a comunidade de forma bem humorada sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Essa caminhada é tão maravilhosa e necessária porque faz as pessoas entenderem que a prevenção é tudo. Use o SUS e os planos de saúde e façam os exames necessários. Esse grupo está junto há 17 anos. E essa caminhada tem que estar no calendário de eventos do município. É um presente poder estar aqui hoje”, afirmou.

O Grupo de Mãos Dadas completou 17 anos de atuação neste ano. Orientadora de música da entidade, Bernardete Rohr também estava em cima do trio que puxou a caminhada. Ela reiterou que a mensagem principal é conscientizar e alertar as mulheres sobre a prevenção. “A caminhada faz parte desta ideia. As gurias se sentem úteis, passaram por toda a situação da doença e, agora, se disponibilizam como um canal para ajudar outras mulheres. Juntas, sempre cantando e transmitindo alegria, elas têm um alto astral muito grande. É uma história maravilhosa e um imenso prazer poder estar junto e compartilhar dessa energia e luz que elas têm”, destacou Bernardete.

Leia também: Grupo Amigas de Mãos Dadas divulga ações de prevenção ao câncer de mama


Procuradora Especial da Mulher, a vereadora Lourdes Valim (Republicanos), assim com os  parlamentares Enio Brizola (PT) e Semilda - Tita (PSDB), além do gabinete do Raizer Ferreira (PSDB), estavam presentes neste momento que marcou a luta contra o câncer de mama no Município. Lourdes enfatizou que a procuradoria está sempre de mãos dadas com a causa que, ela enfatiza, é uma caminha pela vida. “Muitas mulheres têm dificuldades de fazer os exames e o autoexame. Quero destacar a grandeza dessa ação, o espírito de motivação, o carinho e a fé que elas transmitem. Estou encantada”, disse. 

Emocionada, Tita ressaltou que nenhuma mulher de sua família teve a doença, mas que acompanhou de perto a história de diversas outras cidadãs. A vereadora acredita que o câncer de mama vem, muitas vezes, das tristezas que as mulheres carregam no peito. “É o carinho, a empatia e o amor que trazem a cura. Hoje, essas mulheres estão com a alma curada e, por isso, estão aqui”, destacou a parlamentar.

Um dos únicos homens a acompanhar a caminhada, Enio Brizola reforçou a importância da presença masculina na luta com as mulheres, prestando apoio e solidariedade. “Precisamos estar juntos nesta caminhada dura que é a luta contra o câncer de mama. Focar na conscientização e na prevenção à doença. Ninguém está livre”, assinalou. O parlamentar também lembrou a Campanha Novembro Azul – de prevenção e conscientização ao câncer de próstata.

 

O câncer de mama tem cura

Com um lindo lenço rosa na cabeça, Neila da Silva demonstra a força e alegria em estar se curando da doença e agradece ao Mãos Dadas pela força. “Sinto-me agradecida pelo acolhimento e companheirismo do grupo. Recebemos carinho e isso nos leva para o bem e a não pensarmos na doença, e que vamos nos curar e tudo vai dar certo”, afirmou. Há cinco anos na caminhada, Gládis Dupont ressaltou o orgulho que sente em estar presente junto às amigas. “Nós nos abraçamos, beijamos e cantamos. Tem muitas que vêm debilitadas e com essa recepção se sentem bem melhores e mais felizes para seguir adiante”, relatou.

A caminhada também teve a participação do jornalista Zé Renato, da Prefeitura, que junto a personagem Herta conduziu a 13ª caminhada; da servidora responsável pela Procuradoria Especial da Mulher, Tatiana Sofia; de assessores parlamentares; e da mídia local e regional. O próximo evento do grupo será o Chá Drive-Thru, no estacionamento da Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, e está marcado para o dia 28, das 12h às 16h.



Câncer de mama no Brasil

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum no Brasil depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres. Em 2023, estão estimados 73.610 casos novos. Em 2021, foram registradas 18.139 mortes. Segundo a instituição, não há uma causa única. Diversos fatores estão relacionados. O risco de desenvolver a doença, porém, aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Por isso: se cuide. Se toque. E realize, anualmente, o autoexame e os exames preventivos, como a mamografia e a ecografia. Quanto mais cedo se descobrir a doença, as chances de cura são de 90% a 95%. Em caso de suspeita, procure um médico ou a unidade básica de saúde mais próxima. Embora de forma rara, os homens também podem ter câncer de mama (1% dos casos).