Grupo Amigas de Mãos Dadas divulga ações de prevenção ao câncer de mama

por Luís Francisco Caselani última modificação 11/10/2023 20h43
11/10/2023 – Organização criada há mais de 17 anos para oferecer apoio a mulheres com câncer de mama, o Grupo Amigas de Mãos Dadas pintou de rosa o Plenário da Câmara de Novo Hamburgo na tarde desta quarta-feira, 11. Com espaço de fala assegurado por requerimento da vereadora Tita (PSDB), a fundadora e coordenadora da entidade, Flavia Trevisan, salientou a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e apresentou uma série de ações programadas ao longo do mês em alusão ao Outubro Rosa.
Grupo Amigas de Mãos Dadas divulga ações de prevenção ao câncer de mama

Fotos: Tatiane Lopes/CMNH

Na próxima terça, 17, a partir das 13h30, está agendada a tradicional caminhada do grupo, com saída da Catedral Basílica São Luiz Gonzaga. Já no dia 28, das 12h às 16h, será a vez do Chá Drive-Thru, no estacionamento da igreja. O objetivo do Outubro Rosa é disseminar informações essenciais, promover a detecção precoce do câncer de mama, apoiar pacientes e suas famílias e colaborar na busca por mais pesquisas médicas. Um diagnóstico precoce salva vidas. Faça o autoexame e incentive outras mulheres a fazê-lo. Muitas vezes esquecemos de nós mesmas. O Outubro Rosa é o lembrete de que a nossa saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Vá ao posto de saúde mais próximo. Procure os profissionais da área”, pediu Flavia.

Com encontros semanais no salão de eventos da Catedral São Luiz, o Grupo Amigas de Mãos Dadas conta com o trabalho de psicólogas e outras voluntárias que se dedicam a garantir suporte e bem-estar durante o tratamento da enfermidade. Desde o início dos trabalhos, em 2006, já foram mais de 400 pacientes atendidas. Hoje, são 153 mulheres cadastradas. Qualquer cidadã pode participar. As reuniões acontecem todas as segundas-feiras, a partir das 13h30.

O grupo se formou pela necessidade de acolher e oferecer suporte. As pessoas atendidas, em sua grande maioria, buscam conforto humano, troca de experiências e diálogo aberto e profundo sobre a vida e a existência pessoal. Temos acolhido pacientes novas a cada semana”, informou a coordenadora.

Procuradora da Mulher na Câmara entre 2019 e 2022, Tita estreitou sua relação com a entidade ao longo dos últimos anos e pôde acompanhar de perto o impacto de uma abordagem empática para a transformação da vida de pessoas que convivem com o câncer. Para vocês, nada é difícil. Vocês são pessoas que dão valor a tudo. Tenho orgulho de tê-las conhecido. Vocês me dão força e me ensinam muito. Tendo amigas de mãos dadas, tenho tudo na vida”, frisou.

Ao lado da atual procuradora da Mulher, Lourdes Valim (Republicanos), a vereadora também reforçou que a Câmara realizará no dia 19, a partir das 19h, uma audiência pública para tratar sobre violência doméstica, políticas públicas para as mulheres e a luta pela instalação da Casa da Mulher Brasileira em Novo Hamburgo. O evento é organizado pela Comissão de Direitos Humanos (Codir), composta pelas duas parlamentares e presidida por Enio Brizola (PT).

Leia também: Rede Lilás define programação para outubro e divulga audiência pública sobre violência doméstica

Após as falas de convidada e proponente, diversos vereadores deixaram comentários elogiosos aos serviços prestados pelo grupo de apoio. Felipe Kuhn Braun (PP) reiterou a diferença suscitada pelas voluntárias na melhoria da saúde e na celebração à vida. Lourdes Valim pontuou que o Outubro Rosa apenas dá destaque a um trabalho contínuo realizado ao longo de todo o ano pela equipe de colaboradoras. Cristiano Coller (PTB), emocionado com a recepção proporcionada pelo mar cor-de-rosa que tomou as cadeiras do plenário, recorreu a uma situação familiar para reiterar a importância do suporte e da empatia. “Sei o quanto minha mãe sofreu com o câncer de mama e o quanto sofremos juntos. Se a família não apoia, com certeza ela não estaria aqui hoje”, contou.

Presidente da Comissão de Saúde, Raizer Ferreira (PSDB) lembrou que o câncer de mama é o que mais provoca mortes entre mulheres no Brasil. Por isso, Enio Brizola falou sobre a necessidade da aquisição de um mamógrafo para acelerar os diagnósticos. O vereador também parabenizou o engajamento do voluntariado local. Lutar sozinho é difícil. Mas, se um grupo de pessoas que enfrenta a mesma situação de fato se der as mãos, a cura se torna mais fácil. A fé e a solidariedade são os melhores remédios. Essa fortaleza que vocês constroem aumenta a esperança. Isso nos anima a continuar apoiando toda a luta que os movimentos fazem para trazer de volta o tratamento oncológico para a nossa cidade, de onde nunca deveria ter saído”, manifestou.

Médico e vereador, Gerson Peteffi (MDB) mencionou o próprio enfrentamento de um câncer de pele para fortalecer o discurso sobre a prevenção. “Se eu achasse que era uma bobagem e só passasse uma pomada, essa lesão iria se esconder e eu teria um problema grave ali na frente. Recorri a um colega e obtive meu diagnóstico”, resumiu. Fernando Lourenço (PTB) encerrou os pronunciamentos. “Agradeço a presença de todas as integrantes do grupo, que saíram de suas casas em um dia chuvoso para prestigiar a sessão e abrilhantar a nossa tarde. Ficamos muito felizes. Parabéns a todos os envolvidos”, concluiu.


registrado em: