Mesa Diretora realiza primeira reunião no ano

por Luís Francisco Caselani última modificação 05/01/2022 16h18
03/01/2022 – Os novos integrantes da Mesa Diretora da Câmara de Novo Hamburgo realizaram nesta segunda-feira, 3, sua primeira reunião oficial. Eleitos na última sessão plenária de 2021, o presidente Cristiano Coller (PTB), o vice-presidente Fernando Lourenço (PDT) e os secretários Ricardo Ritter (PSDB) e Vladi Lourenço (PSDB) deram início à discussão de ações relacionadas à administração do Legislativo. O encontro, sediado no gabinete da presidência, contou também com a participação do diretor-geral da Câmara, Flávio Luís Teixeira da Silva.
Mesa Diretora realiza primeira reunião no ano

Foto: Daniele Souza/CMNH

Os vereadores tiveram acesso às possibilidades orçamentárias do Parlamento e debateram alguns ajustes necessários em decretos e resoluções internas. Eles destacaram também o objetivo de manter esforços para a contenção de despesas. Ao longo de 2021, a Câmara conseguiu economizar mais de R$ 7 milhões em recursos próprios. O valor foi destinado aos cofres da Prefeitura para o atendimento de demandas da população. Coller reconheceu o desafio de dar sequência ao trabalho, mas salientou a necessidade de investimentos na estrutura física do Palácio 5 de Abril. “Algumas benfeitorias precisarão ser feitas, por se tratar de um prédio antigo que exige manutenção preventiva e algumas melhorias pontuais”, salientou o presidente.

Leia também: Cristiano Coller presidirá a Câmara de Novo Hamburgo em 2022

Coller também aproveitou a reunião para reiterar seu compromisso com a condução de uma gestão democrática. Sempre conversarei com a Mesa Diretora antes de tomar atitudes, compartilhando ideias e pedindo sugestões para o bom andamento da Câmara. A partir da primeira reunião de líderes, em fevereiro, também dividiremos as demandas da Casa com os 14 vereadores”, afirmou.

Uma das questões que devem ser debatidas com os demais parlamentares diz respeito à flexibilização dos protocolos sanitários instituídos pela Câmara durante a pandemia. Terceiro presidente a enfrentar esse período de restrições, Coller adota uma posição de cautela sobre eventuais mudanças. “Há uma nova variante do coronavírus e não sabemos como as coisas evoluirão até a retomada das sessões”, alertou o novo chefe do Legislativo. A primeira sessão ordinária do ano está prevista para o dia 2 de fevereiro.

Mesa Diretora

A Mesa é o órgão diretivo da Câmara de Vereadores, a quem cabe sua administração e gestão financeira. Apenas seus integrantes podem propor a criação de cargos necessários ao bom andamento do Legislativo, bem como a fixação ou alteração de vencimentos e subsídios. Também é de sua responsabilidade a elaboração da proposta orçamentária da Câmara para o ano seguinte. A Mesa Diretora se reúne regimentalmente com os líderes de bancada todas as segundas-feiras, 30 minutos antes da sessão, a fim de deliberar sobre a Ordem do Dia das reuniões plenárias da semana e sobre assuntos gerais da Casa.