Cristiano Coller presidirá a Câmara de Novo Hamburgo em 2022

por Tatiane Souza última modificação 16/12/2021 20h25
15/12/2021 – Os vereadores hamburguenses escolheram na tarde desta quarta-feira, 15, seus quatro representantes que comporão a Mesa Diretora da Câmara no próximo ano. Eleito por aclamação, Cristiano Coller (PTB) presidirá o Legislativo pela primeira vez em sua trajetória parlamentar. Ele será assistido pelo primeiro-secretário Ricardo Ritter – Ica, e o segundo-secretário Vladi Lourenço, ambos do PSDB. A chapa única é formada ainda pelo vice-presidente Fernando Lourenço (PDT), que fará sua estreia como integrante da Mesa. O quarteto exercerá mandato de um ano.
Cristiano Coller presidirá a Câmara de Novo Hamburgo em 2022

Foto: Daniele Souza/CMNH e Moris Musskopf/CMNH

Titular em duas legislaturas, Coller já havia sido eleito quatro vezes para a Mesa Diretora, todas na função de secretário. Aos 44 anos, o vereador agradeceu a confiança de seus pares e comemorou a aprovação de seu nome para o cargo mais alto da hierarquia legislativa. Emocionado, o presidente eleito contou que, ao longo do dia, passou um filme pela cabeça com toda a sua trajetória política. O vereador também falou sobre a importância do PTB em sua caminhada e agradeceu ao colega de bancada, Ito Luciano, e aos demais parlamentares pela votação unânime em sua chapa. “Mesmo sendo muito coração, vou usar mais a razão. É o nome da Câmara, dos vereadores e dos 250 mil cidadãos hamburguenses que estarei representando”, enfatizou.

Leia também: Vereadores encerram ano legislativo com eleição da Mesa Diretora e aprovação de 18 projetos

Coller fez questão de mencionar sua família e do orgulho que sente dos pais, da esposa e dos filhos. “Mais da metade da minha vida estou casado, e o título mais importante foi a minha família que me deu: ser pai. Sei que não vai ser um ano fácil. Teremos muito trabalho. Mas quero agradecer a todo o carinho que recebi e recebo pela morte do meu filho Cristiano há dois anos e sete meses. Desde então, cresci como pessoa, melhorei muito como pai e esposo. Então quero agradecer, de coração, a todos você que me abraçaram, riram e choraram comigo. Aos funcionários desta Casa, gratidão. Desejo muito trabalho e dedicação para nós. Quero que me cobrem e me deem condições de trabalho, assim que eu sou. E que em 2022 a gente continue tendo muita saúde”, concluiu.

Ao finalizar, ele leu a letra da música Mire as Estrelas, interpretada pela banda Rosa de Saron e que inspirou sua campanha política. “Eu sei que às vezes dá vontade de parar. Mas, se você desistir, quem vai lutar por você? Tanta luta pra chegar até aqui. Tanta história para agora desistir? Caso aconteça, deixe o cansaço pra trás. E nunca se esqueça: por aqui não há tarde demais. Então, mire as estrelas e salte o mais alto que der. Tome distância e faça o melhor que puder. Só não se permita viver na sombra do talvez. Aqui só se vive uma vez (...)".

Fala dos vereadores 

Felipe Kuhn Braun (PP) parabenizou a nova Mesa Diretora. “Minhas palavras são para ti, Coller. Uma das coisas que te distingue de muitos políticos é o bom coração que tu tens e o teu trabalho. És um homem muito dedicado. Sucesso na tua caminhada e na retidão dos teus atos”, disse. 

Gustavo Finck (PP) ressaltou a amizade com o presidente eleito. “Sabíamos do teu objetivo de ser presidente da Câmara e chegou a hora. Desejo, como amigo e colega de trabalho, que saibas tocar a Mesa com maestria. Teu coração é maior do que esta Casa. E, às vezes, precisarás deixá-lo de lado e agir com a razão. Como líder da oposição, te desejo sucesso. Teus amigos e tua família estão aqui hoje, te acolhendo. Tu trabalhaste para chegar aqui. Parabéns, meu amigo”, falou. 

Enio Brizola (PT) justificou seu voto favorável em reconhecimento à intensidade e transparência do petebista. “Que o brizolismo te norteie nas ações da Câmara. A toda a Mesa, contem com nossos esforços para potencializar e qualificar as ações parlamentares. Sorte na caminhada”, desejou. 

Ito Luciano (PTB) agradeceu aos companheiros pelo compromisso assumido e o cumprimento dos acordos. “Vocês, vereadores da situação, honraram suas palavras”. O vereador também exaltou a prefeita Fátima Daudt pelo empenho na eleição da Mesa. “Que tu faças um grande trabalho, toda a Mesa, para que possamos ano que vem estar aqui e, como hoje, elogiando o trabalho de vocês. Acredito em vocês e na tua representatividade”. 

Sem rodeios, Cristiano, quero parabenizar a ti e a toda a nova Mesa Diretora. Sei que não é fácil a responsabilidade que o presidente assume, mas temos um corpo de funcionários muito bom, bem como o apoio dos gabinetes e do corpo jurídico da Casa. Estaremos aqui para te ajudar a fazer esta Câmara funcionar, a cidade crescer, a economia se desenvolver, tudo pelo bem-estar da comunidade”, apontou o vereador Sergio Hanich (MDB).

Fernando Lourenço (PDT), eleito vice-presidente do Legislativo, mencionou a felicidade em compor a Mesa junto aos demais vereadores, especialmente ao colega Coller. Tu almejavas isso e sabemos da luta que tiveste e passaste, sempre de cabeça erguida. Estou muito feliz em te ladear e te desejo toda a maestria em conduzir a Câmara. Aqui, um dependemos do outro. Divergências acontecem a cada sessão, mas precisamos enaltecer o respeito sincero e verdadeiro que temos um pelo outro”, afirmou. 

Ica ressaltou que o presidente eleito é uma pessoa do bem, a quem se pode confiar a chave do cofre ou um cheque em branco. “É com muita tranquilidade que faço parte da Mesa contigo. Desejo que tu sejas o melhor presidente que a Câmara já teve. O teu sucesso é o nosso sucesso e o sucesso de todos os cidadãos”, salientou o novo primeiro-secretário. 

Lourdes Valim (Republicanos) disse que admira o presidente eleito. “Acredito e creio que serás um presidente que pensará na comunidade e na cidade. Tu tens amor no coração e isso refletirá na nossa cidade”. 

Semilda dos Santos – Tita (PSDB) também desejou sucesso à liderança de Cristiano Coller e dos demais integrantes da Mesa Diretora. “Que possamos, juntos, fazer um bom trabalho”. 

És uma pessoa querida, sincera e um bom amigo”, disse Gerson Peteffi (MDB), ao começar seu discurso. O emedebista também dirigiu-se à família de Coller, a quem pediu que o auxiliem e apoiem em sua nova caminhada como presidente. "A presença da família é fundamental. Sem ela, o vereador sucumbe. Conte conosco, com todos os vereadores desta Casa”, completou. 

Segundo-secretário da Câmara, Vladi Lourenço (PSDB) também desejou que o ano seja de muito sucesso em todos os projetos da Casa. “Estaremos juntos para levar essa Câmara adiante”, comprometeu-se o parlamentar.

Confira a lista com todos os vereadores que já ocuparam a Presidência da Câmara. 

Mesa Diretora

A Mesa é o órgão diretivo da Câmara de Vereadores, a quem cabe sua administração e gestão financeira. Apenas seus integrantes podem propor a criação de cargos necessários ao bom andamento do Legislativo, bem como a fixação ou alteração de vencimentos e subsídios. Também é de sua responsabilidade a elaboração da proposta orçamentária da Câmara para o ano seguinte. A Mesa Diretora se reúne regimentalmente com os líderes de bancada todas as segundas-feiras, 30 minutos antes da sessão, a fim de deliberar sobre a Ordem do Dia das reuniões plenárias da semana e sobre assuntos gerais da Casa.

Comissão Representativa

Durante a sessão, também ficou definida a Comissão Representativa, que atuará durante o recesso parlamentar – de 16 de dezembro a 31 de janeiro. Entre as atribuições do grupo estão o zelo pelas prerrogativas do Poder Legislativo e pela observância da Lei Orgânica, a convocação extraordinária da Câmara, a concessão de autorização para que a prefeita se ausente do Município por mais de 15 dias e a tomada de medidas urgentes de competência do Parlamento. Integram a comissão o presidente eleito Cristiano Coller e os vereadores Enio Brizola, Gerson Peteffi, Lourdes Valim e Semilda dos Santos – Tita. Exercerão a suplência os parlamentares Gustavo Finck, Raizer Ferreira (PSDB), Ricardo Ritter – Ica e Vladi Lourenço.