Mais duas escolas realizam eleições dos vereadores mirins
No local, o presidente da Câmara, Felipe Kunh Braun (PDT), conversou com os postulantes ao cargo, que tiraram dúvidas sobre política e a atuação parlamentar. “Agora que já sabem como funcionam os poderes e qual a função do Legislativo, chega o momento do voto. É um processo de amadurecimento, no qual eles têm a oportunidade de votar e serem votados.”
A coordenadora pedagógica, Vanessa Dolina, explicou que, como foi grande o interesse dos jovens em se candidatar, foram realizadas prévias nas turmas para definir quem colocaria seu nome à disposição nas urnas. A educadora contou que foi avaliado ainda o histórico do estudante/candidato, aplicando-se a Lei da Ficha Limpa à eleição escolar. “Fala-se muito em corrupção sem ao menos saber quais as atribuições e práticas dos políticos. O conteúdo aprendido ao longo do projeto deverá reforçar também nas famílias o que se deve observar na hora de votar”, avaliou Vanessa.
Resultado da eleição do Vereador Mirim na Eugênio Nelson Ritzel
O resultado das eleições foi divulgado na sexta-feira, 24. Os dois vereadores eleitos foram: Luís Fernando Lobato Borba, do 6º ano, com 63% dos votos, e Hulliandra dos Reis Oliveira, também do 6º ano, com 20% dos votos. Como suplente, elegeu-se Vitória Santos Ribeiro, do 7º ano, com 12% dos votos.
EMEF José de Anchieta
Cerca de 20 quilômetros do Centro de Novo Hamburgo, no interior de Lomba Grande está localizada a EMEF José de Anchieta. Na instituição, aproximadamente 80 alunos do 6º ao 9º ano foram às urnas para votar em oito candidatos a vereadores mirins.
O coordenador do projeto na instituição, Rafael Lopes, destacou o engajamento dos estudantes, o que pode ser visto pelo número de candidatos. A consciência política e a busca por soluções dos problemas locais são, de acordo com Lopes, os maiores aprendizados. O presidente Felipe ressaltou a importância da Câmara hamburguense estar presente, por meio do Vereador Mirim, nas mais diferentes regiões da cidade, incluindo a escola sediada na localidade de São João do Deserto.
A falta de transporte na região rural e a precariedade das estradas de chão, que por vezes impedem a presença dos estudantes na EMEF José de Anchieta, permearam os debates e as propostas dos candidatos, conforme afirmaram Sabrina Moura e Katarine Reis, de 12 e 14 anos respectivamente. Os eleitos serão conhecidos na próxima segunda-feira, 27 de agosto.
Encerrada a votação nas escolas, os 14 vereadores titulares e sete suplentes serão diplomados na sessão do dia 12 de setembro. Após, começarão a atuar como parlamentares, redigindo matérias legislativas que serão apreciadas em plenário no dia 6 de novembro.
Saiba mais sobre as eleições nas escolas