Começam as eleições dos vereadores mirins nas escolas

por Tatiane Souza última modificação 17/08/2018 17h26
17/08/2018 – Na próxima terça-feira, 21, mais uma etapa do Projeto Vereador Mirim se inicia: as eleições. De acordo com a Diretora da Escola do Legislativo da Câmara, Maria Carolina Pietzsch Seitenfus Hagen, cada escola teve autonomia para definir seu processo eleitoral e eleger dois vereadores e um suplente. De um contingente de 20 instituições da rede municipal que possuem o 9º ano, sete participam da 2ª edição do projeto.
Começam as eleições dos vereadores mirins nas escolas

Créditos: Viccenzo Zang/CMNH

As diretrizes para essa fase do Vereador Mirim foram repassadas às escolas em reunião realizada no Legislativo hamburguense. Cada colégio definiu livremente um cronograma de atividade estipulando ações como: criação de comissão e campanha eleitoral, período de campanha, visita à Câmara, seleção de candidatos, debate eleitoral, definição da faixa etária dos eleitores e divulgação das propostas eleitorais. Algumas escolas determinaram que ofensas, difamação ou ataque à honra, imagem ou à vida privada de qualquer pessoa serão punidas com a impugnação da campanha. Além disso, materiais de divulgação do candidato somente poderão ser entregues durante o recreio, início e término das aulas, ficando vedada a campanha durante o horário de aula. Também é proibida a doação de objetos, brindes, balas ou qualquer coisa por parte dos candidatos que configure compra de votos. 

Outras escolas disponibilizaram espaço, dividido proporcionalmente, em mural de avisos para a divulgação das propostas. Em alguns educandários, os alunos candidatos a vereador mirim também tiveram um momento para manifestação pública. Ainda foi autorizada a utilização de apoiadores  (cabos eleitorais) desde que respeitando as regras eleitorais estabelecidas por cada escola. No dia da eleição, não poderá mais ser feito campanha, sendo passível de punição qualquer tipo de manifestação do candidato ou de seus apoiadores. 

Após as eleições, a próxima etapa é a realização de uma cerimônia de diplomação para os vereadores mirins e seus respectivos suplentes. 

Objetivo do Projeto:

Incentivar a participação do jovem na política, através da integração da Câmara  com a comunidade escolar do Município, fazendo com que os estudantes compreendam o papel do Poder Legislativo Municipal no contexto em que inserem-se, contribuindo para a formação da cidadania e conhecimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira. O Projeto Vereador Mirim é realizado pela Casa Legislativa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). 

registrado em: