Legislativo hamburguense volta a pedir aprovação da PEC pela permanência do Fundeb

por Tatiane Souza última modificação 17/08/2020 23h41
17/08/2020 – Assunto em discussão na Câmara de Novo Hamburgo desde o final de 2019, a transformação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em política permanente de estado deu importante passo com a aprovação de proposta de emenda à Constituição (PEC) na Câmara dos Deputados no mês de julho. O texto, proposto inicialmente pela deputada mineira Raquel Muniz ainda em 2015, começa agora sua tramitação no Senado Federal. Para demonstrar seu apoio à PEC, o vereador Inspetor Luz (MDB) elaborou moção pela aprovação da matéria. O texto foi acolhido pelos demais vereadores em sessão na noite desta segunda-feira, 17.
Legislativo hamburguense volta a pedir aprovação da PEC pela permanência do Fundeb

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Inspetor Luz (MDB) frisou a importância da moção para o desenvolvimento da educação brasileira ao defender a sua aprovação pelos demais parlamentares. 

Principal fonte de financiamento da educação básica no Brasil, o Fundeb tem seu encerramento previsto em lei para dezembro deste ano. De âmbito estadual e abastecido por recursos provenientes de impostos, transferências e aporte federal, o fundo é distribuído aos municípios de forma automática, com base no número de alunos matriculados na rede pública. Desse valor, pelo menos 60% é destinado para garantir o pagamento da remuneração de professores. 

Leia também: - Agentes políticos e educadores defendem Fundeb permanente e maior aporte da União

- Moção pede celeridade na aprovação da PEC para a renovação do Fundeb 

Além de tornar o Fundeb permanente, a PEC 15/2015 – que chega ao Senado sob a numeração 26/2020 – aumenta a participação da União no financiamento da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio. A complementação, que atualmente corresponde a 10% do valor total dos fundos estaduais, deve chegar a 23% em 2026. “A educação é de responsabilidade de todos os entes e um direito universal, conforme preconizado pela Constituição Federal, que destacou a sua importância para o desenvolvimento da pessoa, para o exercício da cidadania e para a qualificação no mercado de trabalho”, enaltece Luz. 

A Moção nº 28/2020 será endereçada agora ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre. 

Leia na íntegra a PEC nº 26/2020. 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: