Legislativo esteve presente no VI Seminário Lei Maria da Penha

por Tatiane Souza última modificação 09/08/2022 19h14
09/08/2022 – A retomada da modalidade presencial na realização do VI Seminário Lei Maria da Penha propiciou ao público presente no auditório da Feevale na última segunda, 9, manifestações artísticas e reflexões sobre políticas públicas na área da defesa às mulheres vítimas de violência, saúde mental e diversidade cultural e racial. O Legislativo hamburguense foi representado pelo vereador Raizer Ferreira (PSDB) e por integrantes da Procuradoria Especial da Mulher. Estiveram presentes a servidora Carolyne Andersson, Alessandra da Rosa, coordenadora do gabinete da vereadora Tita (PSDB), e as estagiárias Júlia Huhnfleisch e Milena Godoy da Silveira.
Legislativo esteve presente no VI Seminário Lei Maria da Penha

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A psicóloga Janaína Habigzang abriu os painéis com o conteúdo de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Saúde mental em LiberAção feminina. Na sequência, a apresentação ficou a cargo da jornalista Lucilene Athaide, mestre em Ciências Sociais e doutoranda em Ciências da Comunicação, Políticas Públicas e Direitos Humanos. Ela trouxe ao debate questões que englobam os diferentes contextos de violência, especialmente a questão racial, e o mercado de trabalho para mulheres negras x mulheres brancas.

Leia mais: Roda de Conversa aborda desafios para tornar a Lei Maria da Penha mais eficiente

Doutor em Direito, Darlon dos Santos discorreu sobre políticas públicas, direitos humanos e a importância das medidas protetivas. Ele também é Analista Judiciário do Tribunal Regional Federal  da 4ª Região e professor Universitário. Santos destacou que as mulheres estão 30 vezes mais suscetíveis a violências diversas em relação ao homem. E enfatizou a importância da educação sexual nas escolas, conforme dados do Observatório de Segurança Pública (2020-2021).

A apresentação cultural foi realizada pelo Coral do Catavida (programa multiprofissional, intersetorial e interdisciplinar que atua na perspectiva de realizar processo educativos e operacionais relacionados a coleta seletiva solidária). O VI Seminário Lei Maria da Penha teve a organização da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Centro de Difusão e de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) e Núcleo de Apoio dos Direitos da Mulher (Nadim) da Universidade Feevale e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Domingo por Elas

Assim como o Executivo, a Câmara de Novo Hamburgo está realizado diversas ações para marcar o Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher. No dia 2 de agosto, a Procuradoria da Mulher do Legislativo promoveu roda de conversa intitulada Reflexo da Lei Maria da Penha na Família. A atividade contou com a participação da ativista Barbara Penna, da promotora de justiça Carla Frós, do jornalista Robson da Silveira, integrante do Instituto Barbara Penna, e da soldado Ianca Neu, representante da Patrulha Maria da Penha. A mediação foi realizada pela defensora pública da vara da Infância e Juventude em Novo Hamburgo, Deisi Sartori.

Para o dia 21, está prevista a quinta edição do Domingo por Elas. O evento alia atendimentos gratuitos voltados à comunidade a orientações sobre como buscar ajuda em casos de violência doméstica. Em formato itinerante, a nova edição do projeto visitará pela primeira vez o bairro Canudos. A ação ocorrerá das 14h às 17h na rua Rio Grande do Sul, no trecho entre as ruas Odon Cavalcanti e Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Em caso de chuva, o evento será transferido para o domingo seguinte, dia 28. A organização das atividades é feita pela Rede Integrada Laço Lilás, capitaneada pela Procuradoria Especial da Mulher, sob os cuidados da procuradora especial e da servidora Carolyne Andersson.

  Confira as fotos do evento abaixo: 

Agosto Lilás 2022

registrado em: