Legislativo apresenta as Mulheres Cidadãs de Novo Hamburgo 2021

por Tatiane Souza última modificação 01/12/2021 21h27
01/12/2021 - Todos os anos, cada vereador homenageia uma mulher pelos serviços prestados à comunidade hamburguense em diversas áreas, e neste não foi diferente. Ao longo dos últimos meses, 14 mulheres receberam a láurea. As entregas, feitas individualmente devido à pandemia, foram reunidas em um único vídeo, apresentado ao público durante a sessão desta quarta-feira,1. A solenidade é prevista na Resolução nº 1/2018, que institui a Semana da Mulher no âmbito da Câmara Municipal e o título Mulher Cidadã de Novo Hamburgo. “Todas vocês transformam a nossa cidade”, destacou o presidente do Legislativo, Raizer Ferreira (PSDB).
Legislativo apresenta as Mulheres Cidadãs de Novo Hamburgo 2021

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Confira a lista das Mulheres Cidadãs 2021:

Angela Maria de Souza Martins (indicação de Raizer Ferreira)
Geane Ferreira da Silva (indicação de Ito Luciano)
Inês Solango Mossman (indicação de Lourdes Valim)
Iolita Oliveira Schneider (indicação de Cristiano Coller)
Ione Maria dos Santos (indicação de Felipe Kuhn Braun)
Juliana Fleck (indicação de Enio Brizola)
Maria Alice Longoski (indicação de Vladi Lourenço)
Maria de Lourdes do Amaral (indicação de Fernando Lourenço)
Marizila Volppe (indicação de Gerson Peteffi)
Lair Anastácia Wasgem (indicação de Gustavo Finck)
Nelci Vieira da Silva (indicação de Tita)
Otília Teresa de Almeida (indicação de Darlan Oliveira)
Terezinha Schneider Flach (indicação de Ricardo Ritter – Ica)
Valéria Franz Bock (indicação de Sergio Hanich)
 

Conheça a biografia das homenageadas

Raizer Ferreira contou que a “dona Angela” faz um trabalho maravilhoso na Vila Flores e que há muito tempo atua para fornecer alimentos e trazer um Natal e um Dia das Crianças mais feliz para as pessoas que moram ali. “Minha homenageada não pode estar conosco hoje por questões de saúde, mas deixo a ela e a todas as outras Mulheres Cidadãs o meu reconhecimento. Com as suas mãos, transformam lugares, independente do Poder Público”, disse.

Fernando Lourenço (PDT) destacou que sua homenageada é conhecida no bairro Rondônia como a “Maria do bolo”. “Precisamos enaltecer uma pessoa dessa magnitude, que se compromete a ajudar o próximo, doando pães e bolos à comunidade. Meu reconhecimento pelo seu trabalho. E parabéns às homenageadas. São todas guerreiras e merecedoras”, apontou. 

Enio Brizola (PT) justificou a ausência de sua indicada porque neste horário ela está em sua jornada de trabalho de pesquisa em relação a nova cepa do coronavírus. “A dra. Juliana recomendou, inclusive, mais cuidados da população. Professora da Universidade Feevale, ela atua na linha de frente nas pesquisas do coronavírus, no laboratório institucional que é referência brasileira e mundial neste estudo. Ela representa as mulheres que estão manipulando esses vírus, correndo esse risco, em favor da ciência, colocando a sua vida para nos ajudar a termos vida”, destacou. 

Cristiano Coller (PTB) relatou que a Iolita, sua homenageada, desenvolve um importante trabalho, especialmente no bairro Santo Afonso. “Quero te agradecer por tudo o que tu faz pela população. Tu dá a tua vida pela tua família e pela comunidade. É uma pessoa iluminada. Continue maravilhosa e sempre disposta a ajudar a todos”, afirmou. 

Ito Luciano (PTB) estendeu o seu reconhecimento a todas as Mulheres Cidadãs 2021. “A minha homenageada, Giane, é professora e, na luta, temos a satisfação de tê-la educando os nossos filhos. Por tudo o que tem feito como educadora e pelo seu trabalho social, engajado, para levar melhores condições as pessoas das vilas, e inclusive por meio do PTB Mulher, meu muito obrigado. Obrigado pelo seu envolvimento na transformação da educação e de famílias em situação de vulnerabilidade”, salientou. 

Ricardo Ritter – Ica (PSDB) homenageou a “Terezinha” que faz um trabalho de excelência à comunidade do bairro Rondônia e à Apae. “Você se empenha para que a vida dos mais necessitados se torne uma vida menos difícil. Tenho orgulho em te indicar pelo trabalho que tu faz. Se pudesse, te indicaria 100 vezes. Obrigado pelo seu empenho”, reconheceu. 

Gustavo Finck (PP) ressaltou que “a nossa querida Lair” é uma mulher guerreira e que não tem dia e nem hora para ajudar o próximo. “Vocês trabalham pela comunidade, um trabalho social para ajudar o nosso município. Parabéns a todas”, disse. 

Felipe Kuhn Braun (PP) enfatizou que sua homenageada, “a dona Ione”, não se encontra no Plenário pela dificuldade em locomoção que possui. “Ela tem uma história muito bonita na cidade. Escolheu Novo Hamburgo para viver, embora seja baiana. Dedicou-se na área social, trabalhou com crianças carentes e fundou a Associação Amigos da Arte de NH, além dos inúmeros trabalhos e publicações que escreveu. É uma felicidade homenageá-la em vida”, disse. 

Lourdes Valim (Republicanos) desejou que sua homenageada, Inês, continue sendo a mulher guerreira, mãe, esposa, que há mais de 30 anos escolheu Novo Hamburgo para morar. A parlamentar contou que Inês foi a primeira mulher corretora de imóveis de Novo Hamburgo. “Você sempre atuou no trabalho social, estendendo a mão amiga, ajudando os necessitados e as igrejas. Parabéns”, mencionou. 

Semilda dos Santos – Tita (PSDB) falou da Nelci, que também adotou Novo Hamburgo como seu lar. Ao contar sua trajetória, lembrou que a homenageada trabalhou como doméstica por muitos anos e depois na indústria calçadista. “Com o tempo, começou a fazer mais comida e dividi-la com os vizinhos que precisavam. Mais tarde, veio a sopa, uma forma de atingir mais pessoas e, para isso, contou com ajuda e doações. Atuante na Vila Kraemer, fez de sua casa uma Associação. Criou um trabalho social com as crianças para que pudessem desenvolver habilidades e muitos outros voluntários juntaram-se à causa. A Associação da Tia Nelci da sopa chegou ao fim em 2014. Hoje, com 69 anos, minha homenageada necessita de cuidados especiais devido a um AVC, mas ela não desiste, continua ajudando as pessoas, nem que seja pelo telefone”, contou. 

Gerson Peteffi (MDB) também destacou que sua homenageada, Marizila, é médica e no momento da sessão encontrava-se trabalhando. “Quero deixar um abraço a todas as mulheres homenageadas hoje. Nada é por acaso. Temos aqui exemplos e também estímulo para que nós nos doemos mais à comunidade, se dedicando desde a produção de sopa para sanar a fome até a área científica especializada. Tudo que é dado com carinho se reverte em uma sociedade melhor”, frisou. 

Darlan Oliveira (PDT) apontou que falar da Otília, sua homenageada é muito fácil, porque acompanha a sua trajetória desde que era criança. “Sempre trabalhou muita pela nossa região e sabemos que o líder comunitário, muitas vezes, não são reconhecidos. Sei da luta dela. Na época pandêmica, no Kephas, serviam 200 almoços por dia. É muita satisfação tê-la como Mulher Cidadã. Cada ser humano é um universo em miniatura, e você é um universo maravilhoso. Vida longa e que Jesus te abençoe”. 

Sergio Hanich (MDB) justificou que a sua homenageada, Valéria, também não pôde estar presente. O vereador agradeceu a todas as homenageadas pelo grande trabalho prestado pela cidade. 

Vladi Lourenço (PSDB) destacou que o trabalho realizado pela Ana Maria ou a “Tia Nenê” ajudou a resgatar muitos jovens em diversas localidades do bairro Canudos, além de ter uma ação marcante dentro da igreja católica.  

Conheça a Resolução 1/2018 que instituiu a Semana da Mulher no âmbito da Câmara Municipal de Novo Hamburgo e o título Mulher Cidadã de Novo Hamburgo.

 Veja o vídeo da homenagem na íntegra