Lançamento do site da Rede Integrada Laço Lilás encerra programação do Mês da Mulher

por Maíra Kiefer última modificação 01/04/2021 00h54
31/03/2021 - Por cerca de quatro anos, a Rede Integrada Laço Lilás atuou no Município na defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência física e psicológica. Contudo, as ações e esforços do grupo para tirar Novo Hamburgo e região do mapa das cidades com maiores ocorrências passaram por um tempo despercebidas pela comunidade em geral. Para dar maior visibilidade ao trabalho das voluntárias, foi oficialmente lançado nesta quarta-feira, 31, durante a sessão plenária o site da rede (redelilas.com). A data encerra as programações organizadas pelas entidades para marcar o Mês da Mulher. A apresentação do portal foi feita pela Procuradora Especial da Mulher, vereadora Tita (PSDB).

“Aqui na página você encontra o trabalho de apoio que o grupo realiza, informações sobre os tipos de violência, quem compõem a equipe, dentre outros dados. Estamos ampliando nossa atuação e conquistando novos espaços de acolhimento. Conte com a gente e lute conosco”, destacou a procuradora.

O portal foi elaborado com a colaboração de servidores do Legislativo que atuam na Procuradoria e na Imprensa da Casa. Carolyne Andersson, responsável pelo novo site e Instagram da Rede, esclareceu que é essencial a mulher romper o silêncio. “É importante que elas se sintam seguras, vamos apoiá-las de todas as maneiras possíveis. O objetivo principal é que a mulher converse, seja para tirar dúvidas que considere banais, para denunciar um caso, para pedir socorro ou só para expor seus sentimentos e dificuldades nessa área”, acrescentou. Por meio do site, segundo Carolyne, as cidadãs terão informações sobre os seus direitos. Outro canal de atendimento é o WhatsApp (3594 0560).

 Rede Lilás

Desde 2017, os encontros presenciais da Rede Integrada Laço Lilás eram promovidos na sede Legislativo. Agora, em virtude da pandemia, o grupo tem definido as estratégias para o ano em reuniões virtuais, organizadas pela Procuradoria Especial da Mulher. Entre os integrantes estão a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Brigada Militar, Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência e Atendimento Creas/Viva Mulher, Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim) e Laços de Vida, ambos da Universidade Feevale, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (Comdim) e dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), Comissões da Mulher e da Criança e Adolescente da OAB/NH, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e coletivos.

Em 2020, o grupo se engajou na luta pela implantação da Sala das Margaridas na sede da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). Pleiteada há um bom tempo, a proposta tomou forma após a aproximação da Rede Integrada Laço Lilás, Executivo e Polícia Civil. A demanda era antiga pelo fato de a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) não funcionar 24h. Com a ajuda de voluntários e esforços de várias entidades, o espaço já está equipado e funcionando desde o dia 8 de março.

Matérias relacionadas: - Rede planeja programação para o Mês da Mulher

Rede Integrada Laço Lilás