Jovens destacam que Projeto Vereador Mirim faz entender que política não é sinônimo de corrupção

por Tatiane Souza última modificação 09/05/2019 20h54
02/05/2019 – Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Gonçalves, localizada no bairro Lomba Grande, participaram da quinta palestra do Projeto Vereador Mirim na tarde desta quinta-feira, 2, no Plenário Luiz Oswaldo Bender. Além de ouvirem sobre conceitos como cidadania e a importância da participação política, os jovens conheceram todos os setores administrativos da Casa e a TV Câmara. “A política foi criada para que as pessoas possam se reunir e discutir assuntos que envolvam o coletivo. Aprendi hoje sobre um lado diferente da política, no qual nem tudo é corrupção”, resumiu Lucas Sacalon, 14 anos, aluno do 9º ano da instituição.
Jovens destacam que Projeto Vereador Mirim faz entender que política não é sinônimo de corrupção

Fotos: Maíra Kiefer/CMNH

O Projeto Vereador Mirim, voltado para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino, tem por objetivo incentivar a participação do jovem na política, fazendo com que os estudantes compreendam o papel do Poder Legislativo Municipal e tenham conhecimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira. Na palestra, a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina P. Seitenfus Hagen, fala sobre direitos e deveres, divisão dos poderes, atribuições dos vereadores e a importância da participação dos cidadãos da vida política da cidade, estado e país. Ela ainda discorreu sobre a importância do voto consciente, inclusive durante a eleição dos vereadores mirins nas escolas. “Pesquisem, estudem as propostas dos candidatos, para que depois vocês possam cobrar o que foi prometido na época eleitoral”, destacou.

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Felipe Kuhn Braun (PDT), presidente da Comissão de Educação da Casa, desejou que os estudantes aproveitem tudo o que ouviram e conheceram durante a palestra. “Tudo no nosso dia a dia envolve política. Aqui vocês vão aprender como funciona o Legislativo, os trâmites do que é realizado e as diversas formas de participação do cidadão na política”, disse. De acordo com o parlamentar, os anseios da escola, do bairro e da família podem ser trazidos à Câmara por meio da figura do vereador mirim. “Vocês também vão levar o conhecimento adquirido hoje para outras pessoas. A política não é uma profissão, mas uma representação durante determinado período de tempo”, explicou. 

Enio Brizola (PT) disse que é no Legislativo municipal que são decididas as coisas da cidade. "Assim como acontece em nossas casas, quando o pai e a mãe discutem sobre o orçamento familiar, aqui os vereadores debatem quanto se gastará em obras, em saúde e em educação, por exemplo. Aqui também fazemos leis para melhorar a vida do povo. Algumas pioram, é verdade, mas temos de debater porque são diversos pontos de vista que envolvem os temas”, apontou. Além disso, o parlamentar falou sobre a importância da participação da mulher na política e disse que espera, em futuro próximo, ter mais do que somente duas representantes femininas na Câmara. “A educação é a base de tudo e prospecta a vida da gente. Aqui é a casa do povo. E é para o povo estar aqui dentro. Voltem sempre”, ressaltou Brizola. 

Corroborando a fala dos colegas, o vereador Fernando Lourenço (SD) parabenizou os diretores e professores pela iniciativa de trazer aos estudantes para dentro do Legislativo por meio da participação no Projeto Vereador Mirim. “Vocês, crianças e jovens, são nosso futuro e, daqui a alguns anos, terão condições de serem vereadores, se assim desejarem. É muito importante vocês estarem aqui hoje”, afirmou.

Representando a Smed durante a palestra, a assessora do Ensino Fundamental da Região Norte, Suellen Peres, ressaltou que muitos alunos da escola já estão engajados ao projeto. “Fico muito feliz que vocês chegaram hoje questionando. Agradeço muito a participação dos professores e da escola. Vocês estão aqui hoje para aprender um pouquinho, mas na escola desdobrarão o trabalho em sala de aula”, disse.

Também da Smed, Dionísio Hatzenberger, assessor técnico-pedagógico e professor de História, palestrou aos estudantes sobre como surgiram a política, as eleições e as leis. Ele também trouxe dados populacionais. “Em Novo Hamburgo, somos 240 mil pessoas. Em Lomba, em torno de 6 mil. No Rio Grande do Sul, temos 8 milhões de pessoas, no Brasil, 200 milhões, e no planeta Terra, 7 bilhões e 500 milhões de habitantes atualmente. Mas nem sempre foi assim. Em uma época distante, era bem diferente”, contou. Ele falou sobre o início da vida em sociedade, quando se descobriu a técnica da agricultura, e como o fato impactou na vida das pessoas. “As pequenas tribos já tinham um líder e uma política rudimentar. Surgiram as aldeias, pequenos povoados e também os problemas coletivos grandes, como as enchentes que destruíam as casas construídas ao redor dos rios”, detalhou. Dionísio explicou ainda como a sociedade começou a se organizar e trouxe informações sobre o surgimento dos parlamentos, suas atribuições e a democracia representativa. 

A estudante da escola Bento Gonçalves, Ana Claudia Oliveira, 12 anos, estudante do 7º ano, ressaltou que o momento serviu para que aprendesse mais sobre o trabalho em grupo, a vida em comunidade e o quanto se deve dar valor às pessoas. 

Para Joaquim Vladimir Jacques, professor de História e acompanhante dos alunos na fase de palestra, o Projeto Vereador Mirim proporciona a inserção das crianças e dos jovens na vida social e política. “Neste momento, muito pela polarização política em que vive nosso país, essa ação é fundamental. O projeto traz para a discussão o conceito de cidadania, dos poderes, da diferença entre eles e dos deveres e direitos dos cidadãos. Os alunos sabem, hoje em dia, muito sobre seus direitos, mas precisam aprender mais sobre os deveres que têm como cidadãos, dentro e fora da escola”, apontou. Para Jacques, a iniciativa tem papel fundamental na formação do ser humano, uma vez que o povo precisa, segundo ele, ser mais politizado e bem informado.

Estágios do projeto

Após a etapa de palestras, terá início a fase nas escolas, na qual o material pedagógico elaborado pela comissão de apoio, formada por servidores da Casa e da Smed, é trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins.

Cada escola possui autonomia para definir seu processo eleitoral e eleger dois representantes e um suplente. Em seguida, é realizada uma cerimônia de diplomação. Por fim, os vereadores mirins se reúnem no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentam seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo. A novidade este ano será a oficina de capacitação destinada aos professores responsáveis pela proposta nas escolas. “O intuito é que eles estejam melhor preparados para auxiliar os alunos no momento de elaboração das proposições legislativas, que serão apresentadas na Sessão do Vereador Mirim, prevista para 29 de outubro”, explicou a diretora Maria Carolina.

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