Estudantes da EMEF Martha Wartenberg vão às urnas no Projeto Vereador Mirim

por Daniele Silva última modificação 23/08/2018 19h49
22/08/2018 – Cerca de 350 estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg, em Canudos, foram às urnas para escolher seus vereadores mirins nesta quarta-feira, dia 22. Ao todo, nove candidatos concorreram a duas vagas de titular e uma de suplente. O presidente da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT), esteve na instituição para prestigiar o pleito. Para o vereador, o projeto se destaca por fomentar a participação política e o exercício da cidadania. “Esta é apenas uma das etapas, pois ser cidadão não se resume ao momento do voto.”
Estudantes da EMEF Martha Wartenberg vão às urnas no Projeto Vereador Mirim

Thanise Melo/CMNH

A professora responsável pelo projeto na escola, Joice Ines Bieger, contou que os candidatos se engajaram completamente no Vereador Mirim e que o interesse pelo projeto aumentou quando eles tiveram a oportunidade de visitar o Palácio 5 de Abril, sede do Legislativo hamburguense. Despertar a autonomia e o protagonismo dos estudantes são, segundo a coordenadora pedagógica da Martha Wartenberg, Cláudia Krummenauer, os pontos altos da atividade proposta pela Câmara em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “A partir dessas eleições, eles buscaram ideias para mudar a realidade local. O processo faz também com que fiquem mais ligados ao cenário político atual, o que se reflete também nas famílias”, explicou.

Dionísio Hatzenberger, assessor técnico pedagógico da Smed, ressaltou que em todas as instituições que acompanha os alunos estão muito empolgados com o projeto. “Eles podem sair do papel apenas de criticar e se ver como cidadãos que propõem soluções para a cidade." A diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, que também acompanhou a eleição, explicou que, encerrada a votação nas escolas, os 14 vereadores titulares e sete suplentes serão diplomados na Câmara, na sessão do dia 12 de setembro. Após, começarão a atuar como parlamentares, redigindo matérias legislativas que serão apreciadas em plenário no dia 6 de novembro.

Saiba mais sobre as eleições nas escolas

Conheça a Revista do Vereador Mirim

Saiba mais sobre o projeto

registrado em: