Escola Francisco Xavier Kunst elege seus representantes no Projeto Vereador Mirim

por Tatiane Souza última modificação 21/08/2018 21h12
21/08/2018 - A Escola Municipal de Educação Fundamental Francisco Xavier Kunst, localizada no Loteamento Morada dos Eucaliptos, bairro Canudos, foi a primeira a realizar as eleições para definir os dois vereadores e o suplente do Projeto Vereador Mirim 2018. A escola possui cerca de 620 alunos, da Faixa Etária 4 até o 9º ano. O pleito, realizado no dia 21 de agosto, definiu quem dos 13 candidatos serão os representantes da escola na Câmara Municipal. A divulgação dos eleitos será dia 24, sexta-feira.

Dentre as propostas apresentadas aos eleitores estão construção de uma sala de música, pista de atletismo, quadra de futsal e área de lazer no loteamento, instalação de lixeiras nas escolas, mais médicos especialistas para o posto de saúde, lotérica no bairro e ponto de abrigos para animais abandonados. 

A escola criou uma Comissão Eleitoral, formada pela diretora Mileni Tavares, a coordenadora Pedagógica Léa Fernanda, as professoras Gabriela Telles e Márcia Fernandes. Uma aluna do 7º ano também faz parte do grupo. Os estudantes trabalharam em sala, com a professora de Português, os materiais pedagógicos produzidos pelo Legislativo hamburguense em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), entre os quais a Revista do Vereador Mirim. “Aprenderam mais sobre a linguagem jurídica, o que são leis, requerimentos, indicações e qual o verdadeiro papel de um vereador”, ressaltou a professora Gabriela. A diretora destacou que toda a escola esteve engajada no processo eleitoral e que os candidatos tiveram oportunidade de defender suas ideias e propostas para os alunos em um momento de integração na quadra esportiva. A coordenadora Cléa enfatizou que simularam a eleição da forma mais próxima do real possível, com urna, cédulas com os nomes dos candidatos e debate eleitoral para apresentação das propostas. 

A diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina P. Seitenfus Hagen, ressaltou que o principal objetivo do Vereador Mirim é incentivar a participação do jovem na política, fazendo com que os estudantes compreendam o papel do Poder Legislativo Municipal. "Apesar de muitos não votarem, já podem atuar politicamente em seus bairros e nas suas escolas. Essa conscientização por parte dos jovens é muito importante para mudança de suas realidades", disse. coordenadora de Ensino Fundamental da Smed, Adriane Brévia, informou que, nesta segunda edição do Projeto, a comunidade escolar pode trabalhar os aspectos pedagógicos de forma mais efetiva.

Em breve, a TV Câmara, canal 16 da NET, exibirá reportagem completa sobre as eleições do Projeto Vereador Mirim na EMEF Francisco Xavier Kunst. 

Saiba mais sobre as eleições nas escolas

Conheça a Revista do Vereador Mirim

Saiba mais sobre o Projeto

 

registrado em: