Emoção toma conta da Fenac na premiação da 13ª Mostratec Júnior
O presidente do Legislativo, Fernando Lourenço (PDT), realizou a entrega do troféu durante a cerimônia de encerramento da Mostratec Júnior. A modalidade é destinada a estudantes de educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA).
Confira os vencedores: Educação emocional masculina: uma via para combater a violência; Love is love: toda forma de amar II; Arte e saúde mental: o Clube de Arte como espaço para a criatividade II; e Transtorno do Espectro Autista: Características e Sinais.
A Câmara custeará parte das despesas dos integrantes dos quatro projetos premiados, a fim de garantir a presença dos pesquisadores nos eventos. Fernandinho explica que o objetivo é valorizar os jovens envolvidos e incentivar iniciativas de pesquisas científicas e tecnológicas na cidade.
A feira júnior
A 13ª edição da Mostratec Júnior contou com 289 projetos de estudantes de ensino fundamental e 86 de educação infantil. A coordenadora da modalidade, Lilian Pinheiro, destacou durante a cerimônia de premiação que, embora o momento pedisse formalidade, é impossível não ser dominada pela emoção. “Quero agradecer aos pesquisadores e às famílias que lutaram para estar aqui, uns de perto, outros de longe e outros, ainda, de muito longe, aos professores orientadores que pegaram junto e fizeram a pesquisa acontecer, as direções escolares e equipes pedagógicas que organizaram suas feiras, reconhecendo a importância da pesquisa e a capacidade que ela tem de mudar a história das pessoas e dos municípios. Todos vocês são vencedores”, destacou a coordenadora, ao explanar o desafio indescritível que é organizar uma feira desta magnitude. O diretor executivo da Fundação Liberato, Ramon Hans, agradeceu a todos os presentes e reiterou que é impossível não se emocionar ao ver a multidão que integra a Mostratec Júnior. “Vocês que fazem essa feira, muito obrigada por estarem aqui. A festa é de vocês”, afirmou.
Troféu Cientista
O projeto Educação emocional masculina: uma via para combater a violência foi apresentado pelas estudantes Isabella Dias, Bianca Duarte e Iasmyn Petzinger, com orientação da professora Fernanda Gisele Soares. O objetivo do grupo é compreender de que forma a educação emocional masculina pode servir como via de prevenção à violência contra a mulher. “Escolhemos este tema porque, nos dias de hoje, os homens ainda são muito agressivos nas relações afetivas”, frisaram os estudantes. Conforme o Núcleo de Estudos da Violência/USP, o Brasil registrou, em 2022, 1.410 casos de feminicídio. “Acreditamos que a falta dessa edução contribui para esses índices e a raiz do problema deve ser investigada. Concluímos que apostar na educação emocional dos homens pode, de fato, reduzir os índices de violência doméstica, por isso seguiremos tratando desta temática no ambiente escolar”, resumiram os premiados.
Continuidade do projeto apresentado em 2022, o trabalho Love is love: toda forma de amar II trata do combate ao preconceito contra a comunidade LGBTQIAPN+. Apresentado pelos estudantes Isabella Glitz Kaefer, Lara Pereira Hahn e João Renato Matias de Oliveira, também sob a orientação da professora Fernanda Gisele Soares, o foco deste ano, explicam os jovens, é avaliar o resultado das ações contra a homotransfobia no ambiente escolar. Eles explicam que a comunidade LGBTQIAPN+ sofre diversas formas de violência e é necessário garantir igualdade de direitos e permanência de todos na escola. “O objetivo é comprovar se o projeto Love is love, que está no seu terceiro ano de ação, contribuiu para que a Emeb Pres. Getúlio D. Vargas se tornasse um espaço antidiscriminatório para as pessoas deste grupo”, ressaltam.
Arte e saúde mental: o Clube de Arte como espaço para a criatividade II teve como participantes os alunos Gustavo Viana da Silva, Carolini Paines Schuck e Matheus Oliveira da Silva e contou com Thais Raquel Paz Behrendsen como professora orientadora. Eles trazem uma pesquisa feita pela OMS no ano de 2019, a qual revela que o envolvimento das pessoas com a arte pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de transtornos mentais, como depressão, tanto na adolescência quanto na velhice. “O pensamento criativo ocupa lugar de importância, pois estimula a autoestima, a solução de problemas e o trabalho em equipe. Este projeto de pesquisa trata da importância da arte e da criatividade na saúde mental dos estudantes. O trabalho está sendo desenvolvido desde o ano de 2022, em que pesquisamos como a arte pode melhorar a saúde mental dos estudantes da Emeb Pres. Getúlio D. Vargas”, relataram os jovens.
O projeto Transtorno do Espectro Autista: Características e Sinais, da Emeb Presidente Prudente de Moraes, também recebeu premiação da Câmara. Com a orientação da professora Caren Jaqueline Schaab Schuh, os jovens pesquisadores Eduarda Camargo, Natalia Blank e Boner Kieling se dedicaram ao tema para entender melhor essa condição. Eles explicam que o TEA compromete a comunicação e a interação social. Associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos, o transtorno afeta o sistema nervoso e compromete o desenvolvimento infantil. O objetivo do grupo foi aprofundar os conceitos, entender os sintomas e graus do autismo e compreender melhor a realidade dos colegas autistas.
Cientista Jovem
A exposição dos trabalhos na Mostratec encerrou na quinta-feira, mas a premiação das pesquisas de ensino médio e técnico ocorre apenas nesta sexta, 27. A solenidade está marcada para as 20h no Teatro Feevale. Novamente, a Câmara estará presente, desta vez com a entrega do Prêmio Cientista Jovem. A condecoração segue os mesmos moldes de sua versão júnior.
A Mostratec
Considerada a maior feira do gênero na América Latina e uma das maiores do mundo, a 38ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia reuniu nos pavilhões da Fenac estudantes de 22 estados brasileiros, do Distrito Federal e de outros 15 países. Ao todo, 785 projetos, conduzidos por mais de 3 mil estudantes, abordaram diferentes temáticas. Ela é organizada pela Fundação Liberato.
Mostratec em números:
- 785 trabalhos apresentados
- 3 mil alunos expositores;
- 1 mil professores orientadores;
- 409 alunos voluntários;
- 800 profissionais avaliadores;
- 297 servidores públicos da Liberato;
- 199 feiras conveniadas;
- Mais de 300 prêmios destinados aos alunos, entre viagens e bolsas integrais em cursos superiores.
Leia também: 38ª Mostratec reúne 3 mil pesquisadores e 785 projetos de 24 a 26 de outubro na Fenac
Assista a premiação na íntegra