38ª Mostratec reúne 3 mil pesquisadores e 785 projetos de 24 a 26 de outubro na Fenac

por Maíra Kiefer última modificação 25/10/2023 13h58
24/10/2023 – A abertura oficial da 38ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) – Um mundo de criatividade e pesquisa foi realizada na tarde desta terça-feira, 24, nos pavilhões da Fenac. O evento reúne 785 trabalhos de 3 mil pequenos e jovens pesquisadores de 15 países, 22 estados brasileiros e Distrito Federal e acontece de 24 a 26 de outubro, com visitação gratuita a toda a comunidade das 13h30 às 21h. A feira, considerada a maior do segmento da América Latina, é organizada anualmente pela Fundação Liberato.
38ª Mostratec reúne 3 mil pesquisadores e 785 projetos de 24 a 26 de outubro na Fenac

Crédito: Daniele Souza e Moris Musskopf/CMNH

Diretor-executivo da Liberato, Ramon Fernando Hans reiterou a importância da Mostratec e da Mostratec Junior, que, além de um número expressivo de estudantes, envolvem mil professores orientadores. "Movimentamos mais de 65 mil jovens de diferentes culturas que estudaram por conta própria, buscaram informações, fizeram do ensino/aprendizado um processo prazeroso e motivador na busca por novos caminhos e possibilidades", afirmou Hans. A cerimônia também foi marcada pelo protesto silencioso de funcionários e professores da Fundação Liberato que clamavam por melhores condições de trabalho e reposição salarial.


Mostratec em números:

  • 785 trabalhos apresentados;
  • 3 mil alunos expositores;
  • 1 mil professores orientadores;
  • 409 alunos voluntários;
  • 800 profissionais avaliadores;
  • 297 servidores públicos da Liberato;
  • 199 feiras conveniadas;
  • Mais de 300 prêmios destinados aos alunos, entre viagens e bolsas integrais em cursos superiores.


Uma das grandes novidades anunciadas pela Fundação Liberato para a edição de 2023 é a presença do Sebrae como correalizador da feira. "Essa parceria proporcionou inscrições gratuitas para todos os estudantes de escolas públicas do Brasil, e um salto de 670 trabalhos ano passado para 785 neste ano", comemorou o diretor da fundação ao agradecer as instituições e empresas patrocinadoras e parceiras. "Que os trabalhos virem produtos, empresas e empreendimentos", desejou Hans.

Incentivador da educação, o Legislativo hamburguense irá conceder os prêmios Cientista Júnior e Cientista Jovem para seis trabalhos de destaque entre os projetos apresentados por escolas da cidade. Essa parceria com a Mostratec ocorre desde 2017. Presente na solenidade de abertura, o presidente da Câmara, Fernando Lourenço (PDT), enalteceu a iniciativa que trouxe a Novo Hamburgo, mais uma vez, uma diversidade de estudantes de escolas públicas e privadas que pensam um futuro melhor para o país e para o mundo. Os vereadores Cristiano Coller (PTB), Gustavo Finck (PP), Enio Brizola (PT), Ricardo Ritter - Ica (PSDB), além do gabinete da Semilda Tita (PSDB) prestigiaram a abertura do evento.

Diretor superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy manifestou a satisfação fazer parte da realização da maior feira de educação ciência e tecnologia da América Latina e enfatizou o caráter de fomento ao empreendedorismo que a instituição tem há mais de 59 anos. "Para prosperar, precisamos de educação. Nenhuma sociedade contemporânea progrediu sem autonomia e liberdade de seus cidadãos. Hoje, os jovens trazem projetos inovadores. Estão se preparando para o mercado de trabalho, para uma cultura empreendedora, na qual possam desenvolver capacidades críticas essenciais para suas jornadas pessoais e profissionais", afirmou.

Godoy ainda sintetizou que a educação empreendedora desponta como ferramenta para que os jovens sejam protagonistas de histórias e possam melhorar o mundo a sua volta. "Nos unimos a Fundação Liberato, potência para o desenvolvimento educacional, científico e inovador", apontou.

Secretaria adjunta de Educação do Estado, Stefanie Eskereski acredita na visão de sociedade e de educação compartilhadas pela feira. "Celebramos a capacidade e a potência da nossa gente e o desenvolvimento do pensamento científico e crítico. Os pequenos aprendem a ter uma visão protagonista, empreendedora, e de crescimento contínuo. São estudantes e professores abrindo portas e caminhos para o acesso ao conhecimento", disse.

Representando o secretário Inácio Arruda, da pasta de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Costa Araújo falou sobre a importância em apoiar uma feira desta magnitude. Ele lembrou que a realização desse tipo de evento se iniciou no Brasil nas décadas de 50 e 60. "Aqui temos o resultado do que se produz na ciência e tecnologia do Brasil e do mundo. O governo federal apoia esta mostra", afirmou. Arruda lembrou o Pop Ciência, decreto federal que objetiva popularizar a ciência e que está sendo assinado no dia de hoje pelo presidente Lula.

Última a se pronunciar na solenidade de abertura, a prefeita Fátima Daudt lembrou da época em que foi aluna, mãe de aluno, integrante da Associação de Pais da Fundação Liberato e, após, avaliadora da Mostratec. "Quando chego na Fenac, é inspirador porque essa feira faz parte da minha vida e está cada vez maior. É um orgulho que Novo Hamburgo seja a casa dessa que é a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina", disse. A chefe do Executivo apontou o quanto é difícil fazer ciência no Brasil. "Faltam recursos e estímulos para continuar com as pesquisas. Por isso quero parabenizar os professores e pais que são grandes incentivadores dos nossos jovens cientistas. Vocês valorizam e ajudam a desenvolver uma geração investigativa e cidadã. Eu acredito na ciência e tecnologia como ferramentas para inovar e atingir novas conquistas para melhorar a vida da sociedade. Precisamos valorizar quem se dedica à pesquisa e muda as nossas vidas com suas descobertas. Garotos e garotas tão jovens que se propõem a buscar soluções inovadoras para os desafios do nosso tempo. O mundo precisa de pessoas como vocês, finalizou Fátima.

Além da exposição de projetos, a Mostratec e a Mostratec Junior contam com eventos integrados como o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), que reuniu 2.400 professores da rede municipal, Robótica Educacional, torneio de Xadrez e outras atividades esportivas e culturais. Para mais informações sobre o evento, acesse www.mostratec.com.br ou @mostratecoficial.

Mostratec 2023