Domingo por Elas leva informações contra violência de gênero ao Santo Afonso
A procuradora especial da mulher, vereadora Tita (PSDB), ressaltou a importância de alcançar mulheres dos mais diversos locais da cidade e de envolver toda a família na luta pelos direitos femininos. A psicóloga Ronalisa Torman defendeu a presença das entidades nos territórios, como forma de coibir agressões e outros tipos de violência contra as mulheres. Coordenadora projeto de extensão Laços de Vida, da Universidade Feevale, ela tirou dúvidas sobre a participação no grupo, que retomará os encontros no Santo Afonso a partir de fevereiro do ano que vem.
Além de informações, o Domingo por Elas busca também uma aproximação do poder público e das entidades integrantes da Rede com as comunidades. Com o auxílio de parceiros, a iniciativa contou com brinquedos para as crianças e distribuição de lanches aos presentes.
Laço Branco
Na sessão de segunda, dia 6, a Câmara aderiu à Campanha Laço Branco. A ação, proposta pela Coordenadoria das Políticas Públicas para Mulheres, visa envolver os homens na luta pelo fim das agressões e desrespeito às cidadãs.
Saiba mais:
- Câmara adere à Campanha do Laço Branco Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher
- Primeira edição do Domingo por Elas leva informação e serviços ao Boa Saúde
Laço Lilás
Criada em 2017, a Rede Integrada Laço Lilás reúne entidades voltadas para o atendimento a vítimas de violência de gênero. O grupo tem como meta fazer Novo Hamburgo recuar na lista de líderes de ocorrências no Estado. Com encontros promovidos na sede do Legislativo e organizados pela Procuradoria Especial da Mulher, a rede é composta pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Brigada Militar, Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência e Atendimento Creas/Viva Mulher, Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim) e Laços de Vida, ambos da Feevale, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (Comdim) e dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), Comissões da Mulher e da Criança e Adolescente da OAB/NH, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e coletivos femininos.