Definidos os vencedores do prêmio de literatura Leopoldo Petry

por Tatiane Souza última modificação 04/09/2019 14h11
02/09/2019 – Os 90 vencedores do Prêmio Leopoldo Petry já foram definidos. Nesta edição, a premiação será concedida aos melhores textos elaborados por alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas, privadas e filantrópicas do município. Com o tema "O que você faria para melhorar a nossa cidade?", o Legislativo recebeu mais de 300 redações. A distinção será feita em momento a ser divulgado em breve e culminará com a publicação de um livro editado pela Câmara. A primeira colocada foi a estudante Yasmim Mello Becker, da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Bento Gonçalves, de Lomba Grande.

Categorias do prêmio 

O Prêmio Leopoldo Petry é dividido em três categorias: categoria 1, do 4º ao 5º ano, na qual os candidatos escreveram um poema de 12 a 15 versos; categoria 2, do 6º ao 7º ano, com a inscrição de textos narrativos de 20 a 30 linhas; e categoria 3, do 8º ao 9º ano, com a entrega de redações argumentativas de 30 a 40 linhas. 

Formada por Ricardo Maus Affonso, da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rosângela Thiesen Horn, membro do Conselho Municipal de Educação, Joseane Matias, assessora da Secretaria Municipal de Educação (Smed), e Renate Gigel, presidente da Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos (Alvales), a comissão julgadora encerrou as avaliações no mês de maio. As escolas trabalharam até o final do mês de agosto na identificação dos autores dos textos selecionados. 

O livro, que será editado pela Gerência de Comunicação da Casa, deve ter tiragem de até mil unidades, conforme determina a Resolução nº 4/2018. 

Leopoldo Petry 

O prêmio homenageia em seu nome o primeiro prefeito eleito de Novo Hamburgo, que, além da vida política, também atuou como escritor, jornalista, professor, diretor de escola, funcionário público e historiador. A organização do concurso literário é de responsabilidade da Escola do Legislativo. 

Confira o regulamento. 

Leia também: 

Comissão julgadora do Prêmio Leopoldo Petry analisa critérios de seleção das redações 

Prazo para o Prêmio Leopoldo Petry será estendido até o dia 30 

Comissão julgadora do Prêmio Leopoldo Petry analisa critérios de seleção das redações 

Rede municipal de ensino vai receber 1ª edição do Prêmio Leopoldo Petry de Literatura 

Câmara promoverá Prêmio Leopoldo Petry de Literatura 

registrado em: