Câmara promoverá Prêmio Leopoldo Petry de Literatura
O Projeto de Resolução nº 4/2018 determina que a tiragem seja de até mil unidades, sendo 40% destinadas para as escolas municipais, 40% a serem distribuídas pela Mesa Diretora – sendo seis livros obrigatoriamente entregues à Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis – e 20% para os estudantes premiados.
Ao ocupar a tribuna, Felipe Kuhn Braun (PDT) contou que, ao longo dos sete anos em que trabalha com pesquisa e história, percebe em suas palestras, nas quais falou para cerca de 14 mil estudantes, o desejo de professores e alunos de um projeto que tenha relação com a escrita. Ele explicou que o prêmio será concedido pelo Legislativo e contará com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) no que se refere à aplicação em sala de aula.
“Tive oportunidade ímpar, em 2014, na Assembleia Legislativa, quando atuei como assessor parlamentar, de acompanhar um PL semelhante a esse. Os olhinhos das crianças brilhavam ao ver os livros com as suas redações e ao ter a oportunidade de participar de uma sessão de autógrafos.
Felipe lembrou que a aprovação da matéria neste dia 25 de julho ocorre exatamente na data em que são comemorados os 194 anos da imigração alemã. Assunto que recebeu atenção especial do pesquisador, historiador e escritor Leopoldo Petry, que também foi presidente do Legislativo.
O vereador do PDT destacou ainda que a proposição também é dos colegas da Mesa Diretora, composta em 2018 pelo vice-presidente Vladi Lourenço (PP) e pelos secretários Enio Brizola (PT) e Gabriel Chassot (Rede). Duas emendas à proposta foram apresentadas, uma dos próprios autores e outra do vereador Raul Cassel (MDB). A primeira aumenta de 20 para 90 o número de redações a serem publicadas. Já a segunda alteração ao projeto original propõe a inclusão de escolas de ensino fundamental da rede estadual, particular e filantrópica.
Leopoldo Petry
O prêmio homenageia em seu nome o primeiro prefeito eleito de Novo Hamburgo, que, além da vida política, também atuou como escritor, jornalista, professor, diretor de escola, funcionário público e historiador. A organização do concurso literário ficará sob responsabilidade da Escola do Legislativo. O regulamento da premiação, em especial os requisitos dos trabalhos e os critérios de avaliação, serão amplamente divulgados.
O que é um projeto de resolução?
Os projetos de resolução são propostas de regulações internas da Casa, sem efeito externo. Por exemplo, a Resolução nº 6/2015 institui o Regimento Interno do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal. Para entrar em vigor, o projeto de resolução depende apenas da aprovação em plenário, sem precisar passar por análise do Executivo.