Coosp faz vistoria em obras públicas e confere situações de vias sem manutenção

por Jaime Freitas última modificação 25/11/2022 17h32
24/11/2022 – A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana da Câmara de Novo Hamburgo (Coosp) realizou uma série de visitas de fiscalização, de norte a sul da cidade, na manhã e tarde desta quinta-feira, 24. O colegiado, formado pelo presidente Raizer Ferreira (PSDB), o relator Darlan Oliveira (PDT) e o secretário Ito Luciano (PTB), esteve, ao todo, em dez locais de sete bairros da cidade: Primavera, Rincão, Petrópolis, Diehl, São José, Ideal e Lomba Grande. O objetivo foi checar o andamento de obras públicas e situações de vias sem manutenção em loteamentos, assentamentos e servidões.
Coosp faz vistoria em obras públicas e confere situações de vias sem manutenção

Fotos: Jaime Freitas/CMNH

A obra de um ginásio dentro do Parque do Trabalhador, no bairro Primavera, foi o primeiro local vistoriado. O Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) começou a ser construído no início de 2019, com previsão de conclusão no mesmo ano. Com investimento calculado em R$ 2,7 milhões, com recursos do extinto Ministério do Esporte, a obra sofreu diversos problemas e em 2021 a prefeitura rescindiu o contrato por ineficiência da empresa vencedora da licitação à época. Após nova licitação, uma nova empresa assumiu a obra em junho deste ano. Agora, a estimativa é de que o CIE fique pronto no primeiro trimestre de 2023. O conjunto contará com quadra poliesportiva e estrutura de vestiário, enfermaria e almoxarifado. Raizer parabenizou a prefeitura pela continuidade da obra. “Passamos aqui para fiscalizar, ver como andam as coisas e acredito que, nos próximos meses teremos este importante equipamento público concluído e a serviço de nossa comunidade”, disse o parlamentar. 

O segundo local visitado foi no bairro Petrópolis, na Rua Setembrino Martins Corrêa. No local, a comissão foi recepcionada pelo morador Ilário José Montanha, residente há 12 anos na via. Ele reconheceu que depois de realizadas obras de drenagem na avenida Rincão, as águas da chuva que transformavam a rua praticamente em um rio, amenizaram os alagamentos, mas ainda o problema ocorre. “Ficávamos todos sem poder sair de casa. O volume de água que passava aqui reduziu pela metade, mas quando chove muito, ainda alaga”, relatou o morador.

Ito Luciano informou que nas ruas acima da Setembrino há constantes entupimentos de bocas de lobo, o que atrapalha muito o esgotamento pluvial. “Infelizmente, já constatamos que o que causa esse entupimento é o lixo depositado em lugares impróprios. Quando vem uma chuva forte, sacos e mais sacos de detritos acabam se acumulando nos esgotos, provocando maior contingenciamento das águas”, frisou Ito. No mesmo bairro, a comissão também checou o andamento de uma obra para conter um vazamento causado por um rompimento na rede de esgoto da rua Dalilla Clementina Sperb.

Na sequência, o colegiado se dirigiu à zona norte da cidade, para checar a situação de vias sem manutenção em loteamentos e assentamentos nos bairros Diehl e São José. Foram visitadas as comunidades da Colina, Esperança e a rua Severiano Gomes. Darlan Oliveira reiterou seu descontentamento com a interrupção de melhorias em áreas ainda não regularizadas na zona norte da cidade. O parlamentar lembrou que a Prefeitura sempre realizou a manutenção e patrolamento das vias, mas interrompeu os serviços no início do ano. A reivindicação já foi tema de debate com a própria secretária municipal de Obras Públicas de Novo Hamburgo, Greyce da Luz, durante sessão plenária em setembro. "Entendo que pode haver uma questão legal, mas as vias, como podemos constatar, estão intransitáveis. Os moradores não conseguem mais acessar suas residências com seus automóveis. Precisamos visar à questão humanitária. Como uma ambulância pode atender essas comunidades com as vias nessas condições, por exemplo?”, defendeu Darlan.

Depois de averiguadas as ruas da zona norte da cidade, a comissão de obras se dirigiu à localidade de São João do Deserto, cerca de 15 quilômetros de distância do centro do bairro Lomba Grande, extremo sul/leste de Novo Hamburgo. Os parlamentares foram recepcionados pela família Flora, proprietária de uma empresa extrativista de areia e terra para a produção de telhas e tijolos, localizada na Estrada André Haubert, gerenciada por Inácio Flora. Ele relatou a dificuldade de conseguir a manutenção em vias e áreas próximas a jazida e reivindicou um maior apoio do poder público para quem empreende e gera recursos ao município, por meio de pagamento de impostos. Ainda em Lomba Grande, o colegiado foi checar a situação de servidões na Estrada do Wallahay e do cruzamento das ruas Arcedino Francisco da Conceição e Erni Nivaldo Müller, onde os vereadores defenderam a construção de uma rótula para diminuir e evitar acidentes de trânsito em um local onde ocorreram vários sinistros do tipo.

Já no caminho de volta, a última parada aconteceu na rua Timbaúva, no bairro Ideal, onde os vereadores foram recepcionados pela moradora Iracema Guimarães, que reside no local há quatro décadas. Ela relatou que as últimas chuvas fortes estão provocando alagamentos na via, com a invasão das águas para dentro das casas. Iracema lembrou que esse problema não vinha acontecendo há, pelo menos, 20 anos, mas que agora estão rotineiros, muito por causa da falta de cuidado com o lixo doméstico e restos de podas de vegetação, que acumulam na rua. A comissão fará uma solicitação, por requerimento, à prefeitura para que seja avaliado o uso de jateamento de areia na canalização de esgoto da via, para que ela seja desobstruída.

Titular da Secretaria de Obras entre 2018 e 2020, Raizer Ferreira entende que a prefeitura não consegue dar conta da manutenção de todas as vias, sejam elas urbanas ou rurais, da cidade com a periodicidade necessária e relatou a dificuldade de promover ajustes orçamentários em encerramentos de exercício, mas sugeriu que o Executivo ao menos realize trabalhos para enfrentar as situações mais críticas e pontuais.

 

Lista de locais visitados/vistoriados pela Coosp no dia 24 de novembro de 2022

1 – Construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Parque do Trabalhador – bairro Primavera

2 – Rua Setembrino Martins Corrêa, bairros Petrópolis e Rincão.

3 – Rua Dalilla Clementina Sperb, bairros Petrópolis e Rincão.

4 – Comunidade da Colina, bairro São José

5 – Vila Esperança, bairro São José

6 – Rua Severiano Gomes, bairro Diehl

7 – Família Flora, São João do Deserto, Lomba Grande

8 – Servidões na Estrada do Wallahay, Lomba Grande

9 – Cruzamento das ruas Arcedino Francisco da Conceição e Erni Nivaldo Müller, Lomba Grande

10 – Rua Timbaúva, bairro Ideal

 

Clique na imagem abaixo para ver todas as fotos da externa da comissão:

Coosp vistoria de obras públicas