Comsea ressalta importância do aleitamento materno e de ações que promovam segurança alimentar e nutricional
Cristiane Petry lembrou que cabe ao Comsea propor políticas, programas e ações voltadas ao direito da segurança alimentar e nutricional aos cidadãos hamburguenses, especialmente para a população que não dispõe de meios para prover suas necessidades básicas alimentares. “Somos, como conselho, um órgão de assessoramento ao Poder Executivo na deliberação dessas políticas públicas”, disse. Na defesa do aleitamento materno, a presidente do Conselho destacou que há várias leis que asseguram essa prática, tanto às crianças que precisam da amamentação quanto às mães lactantes. Ela reafirmou que o órgão recomenda que, anualmente, no mês de agosto, as escolas públicas e privadas promovam ações de incentivo e ampla divulgação sobre o aleitamento materno.
O presidente da Câmara reforçou a ideia de contar com a inserção de alimentos da agricultura familiar na merenda escolar servida aos alunos da rede municipal. Lembrou que essa possibilidade foi abordada em maio, quando as comissões especiais em Defesa do Produtor Rural de Lomba Grande e em Defesa da Alimentação Livre de Agrotóxicos foram à sede da Cooperlomba para verificar as principais necessidades dos produtores do bairro rural de Novo Hamburgo. A Cooperlomba é uma cooperativa de agricultura familiar que, por meio de parceria com a secretária de Educação, fornece alimentos para escolas de educação infantil e fundamental de Novo Hamburgo. O parlamentar também ressaltou o trabalho da Câmara na divulgação da importância do aleitamento materno na campanha do Agosto Dourado.
O vereador Enio Brizola (PT), que preside a Comissão em Defesa da Alimentação Livre de Agrotóxicos, elaborou uma moção de apelo à Prefeitura de Novo Hamburgo, votada e aprovada na sessão plenária desta segunda-feira, solicitando a destinação de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a aquisição de cestas básicas. O intuito do parlamentar é a distribuição desses mantimentos entre as famílias de alunos matriculados na rede municipal de ensino.
Ao final do encontro, que contou também com a presença do diretor-geral da Câmara, Flavio Luís Teixeira da Silva, a presidente do Comsea, Cristiane Petry, e seu colega de conselho, Alexandre Matias Bogner, entregaram uma resolução do órgão, de nº 007/2018, que dispõe sobre orientações referentes ao aleitamento materno nas escolas de Educação Infantil em Novo Hamburgo.