Comissões de Segurança e de Educação fazem reunião conjunta para tratar de segurança nas escolas

por Jaime Freitas última modificação 11/05/2023 20h39
11/05/2023 – Foi realizada na tarde de quarta-feira, 10, no Plenarinho da Câmara, uma reunião conjunta entre as Comissões de Segurança Pública (Coseg) e de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu). O grupo recebeu representantes do Sindicato dos Professores Municipais (SindProfNH). Em pauta, a continuidade das discussões e propostas sobre a segurança nas escolas municipais de Novo Hamburgo.
Comissões de Segurança e de Educação fazem reunião conjunta para tratar de segurança nas escolas

Foto: Jaime Freitas/CMNH

A presidente do SindProfNH, Luciana Martins, mais uma vez manifestou inconformidade com o Projeto de Lei n° 15/2023, de autoria do vereador Fernando Lourenço (PDT), que obriga as escolas a manterem segurança armada. “Tivemos uma reunião com o Executivo na segunda (8), com a presença da secretária da Educação, Maristela Guasselli, e com o secretário da Segurança Pública, Roberto Jungthon, e quando nos propomos a conversar também com o Legislativo é porque entendemos que cada poder tem um papel diferente para tratar de segurança nas escolas. E o que nos motivou a debater com as comissões, inicialmente, além da situação em si, foi o ingresso nesta Casa do PL 15. Queremos reforçar que o sindicato é totalmente contra falar de segurança a partir desse projeto”, relatou Luciana. Protocolada em 6 de abril, dia seguinte ao ataque à creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, a proposta de Fernando estabelece que o serviço possa ser feito tanto por agentes da Guarda Municipal quanto por profissionais ligados a empresas do ramo. 

Leia também: Projeto de lei quer garantir segurança armada em escolas da rede municipal

SindProfNH se posiciona contrário a segurança armada nas escolas em reunião da Coedu

Luciana Martins fará, em nome do SindProfNH, proposições à Coseg para que o colegiado questione o Executivo. Dentre as ideias está a atuação da Guarda Municipal em frente às escolas do município. "Precisamos saber, por exemplo, se as escolas que oferecem aulas à noite na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão recebendo a presença da nossa Guarda", disse a presidente do sindicato. Na rede municipal de ensino, a modalidade EJA é oferecida nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Boa Saúde, Elvira Brandi Grin, Eugênio Nelson Ritzel, João Baptista Jaeger e Senador Salgado Filho.

"Nós também queremos que o Executivo se posicione sobre qual é o objetivo na contratação de uma empresa, em termos emergenciais, com um valor considerável ao erário público, e saber até quando terá esse caráter emergencial", disse Luciana Martins, em referência ao contrato de 30 dias no valor de R$ 451,2 mil assinado com a ASR Monitoramento e Zeladoria para a vigilância não armada dos espaços pedagógicos mantidos pela Prefeitura.

Participaram ainda da reunião o presidente da Coseg, Inspetor Luz (MDB), o relator, Gustavo Finck (PP), o presidente da Coedu, Felipe Kuhn Braun (PP), a relatora, Lourdes Valim (Republicanos), e a vice-presidente do SindProfNH, Rosane Ines dos Santos de Moura.