Comissão visita Feira do Produtor no Centro de Novo Hamburgo
“Estamos aqui para constatar a pujança da Feira do Produtor. Durante a comercialização de hortifrutigranjeiros, oriundos, principalmente, da agricultura familiar, podemos ver centenas de pessoas que aqui transitam e buscam produtos de qualidade, como aipim descascado, melão, maçã, embutidos, pães caseiros, dentre muitos outros. A Feira do Produtor precisa ser sempre valorizada. Por isso, lá na Câmara, temos uma comissão que prestigia o pequeno produtor e trabalha para garantir que possam continuar produzindo bons alimentos, para que cheguem à mesa dos hamburguenses e moradores da região do Vale do Sinos”, defendeu o vereador Gerson Peteffi.
Saiba mais:
- Comissão acompanhará trabalho dos produtores de Lomba Grande
- Comissão visita produtores rurais em Lomba Grande
- Vereadores retomam comissão para acompanhar trabalho de produtores de Lomba Grande
- Câmara debate situação dos feirantes em Novo Hamburgo
“Para nós, produtores rurais, é importante sermos reconhecidos pelo nosso trabalho. Enfrentamos sol, chuva, calor, frio e geada para produzir alimentos. Nossa atividade é diferente de quem trabalha na cidade. No campo, não temos ar-condicionado, mesas, cadeiras e computadores. Todo apoio é bem-vindo, assim podemos continuar trazendo frutas e verduras fresquinhas e bonitas aos nossos clientes”, informou a agricultora Célia Wilhelm, da localidade de Quilombo, em Lomba Grande.
“Precisamos garantir a valorização dos pequenos produtores rurais, que trazem até o Centro da cidade frutas, verduras, legumes, mel e pães de muitas variedades”, disse o vereador Fernando Lourenço.
Aprovada em 11 de março de 2019, por meio do Requerimento nº 201 de 2019, a comissão especial é composta também pelos parlamentares Cristiano Coller (Rede), Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PDT) e Nor Boeno (PT). Instituído pela primeira vez em 2017, o grupo de trabalho surgiu com o objetivo de solucionar impasses entre os produtores rurais e a Vigilância Sanitária, que na época havia proibido a comercialização de determinados produtos nas feiras locais. Nos últimos anos, a Câmara vem debatendo sobre uma série de exigências impostas pelo Departamento de Vigilância Sanitária à atuação de produtores rurais durante as tradicionais feiras da cidade.
Comissão especial
Previstas pelo Artigo 77 do Regimento Interno da Câmara, as comissões especiais do Legislativo hamburguense são constituídas para analisar matérias de relevância, podendo encaminhar a convocação de secretários municipais e diretores de autarquias, bem como promover audiência pública. Os grupos são compostos por, no mínimo, três membros, observando, sempre que possível, a proporcionalidade partidária. Com prazo determinado de encerramento, as comissões especiais são concluídas com a apresentação de relatório ou projetos de lei, resolução ou decreto legislativo.