Vereadores retomam comissão para acompanhar trabalho de produtores de Lomba Grande

por Daniele Silva última modificação 11/03/2019 23h45
11/03/2019 – A Comissão Especial em Apoio aos Assuntos Relacionados com os Produtores Rurais de Lomba Grande foi criada por meio do Requerimento nº 201 de 2019, de autoria do vereador Gerson Peteffi (MDB). Instituído pela primeira vez em 2017, o grupo de trabalho surgiu com objetivo de solucionar impasses entre os produtores rurais e a Vigilância Sanitária, que na época havia proibido a comercialização de determinados produtos nas feiras locais. Cristiano Coller e Gabriel Chassot, ambos da Rede, também assinam o requerimento, enviado para discussão na Ordem do Dia da sessão desta segunda, dia 11.
Vereadores retomam comissão para acompanhar trabalho de produtores de Lomba Grande

Foto: Samuel Quintana/CMNH

Saiba mais

Comissão acompanhará trabalho dos produtores de Lomba Grande

Comissão visita produtores rurais em Lomba Grande

Peteffi ressaltou a importância do tema, amplamente debatido na Casa ao longo de 2017. “Todos nós temos ciência de que houve fatos prejudiciais aos nossos produtores, devido a exigências demasiadas para uma feira que visa a comercializar produtos artesanais.” Na ocasião, os vereadores realizaram uma série de visitas para verificar as condições de produção e conservação de produtos oriundos do bairro rural da cidade, além de intermediar encontros dos agricultores com a fiscalização. “Fomos até o interior de Lomba Grande e verificamos a higiene e cuidado com os quais os alimentos são produzidos. Com isso, itens como ovos, queijos e sucos voltaram a ser vendidos normalmente nas feiras locais.”

Os vereadores Enio Brizola (PT), Fernando Lourenço (SD), Nor Boeno (PT) e Felipe Kuhn Braun (PDT) solicitaram a inclusão de seus nomes na comissão especial. “Nossa intenção é fazer com que os produtores rurais da nossa cidade sigam tendo vez e voz nesta Casa”, finalizou Peteffi.

 

Comissão especial

Previstas pelo Artigo 77 do Regimento Interno da Câmara, as comissões especiais do Legislativo hamburguense são constituídas para analisar matérias de relevância, podendo encaminhar a convocação de secretários municipais e diretores de autarquias, bem como promover audiência pública. Os grupos são compostos por, no mínimo, três membros, observando, sempre que possível, a proporcionalidade partidária. Com prazo determinado de encerramento, as comissões especiais são concluídas com a apresentação de relatório ou projetos de lei, resolução ou decreto legislativo.