Comissão Especial do Patrimônio Histórico faz vistoria na Casa da Lomba

por Tatiane Souza última modificação 15/06/2021 17h40
14/06/2021 – Os vereadores integrantes da Comissão Especial em Defesa do Patrimônio Histórico realizaram vistoria na Casa da Lomba na tarde da última sexta-feira, 11. O grupo, formado por Felipe Kuhn Braun (PP), presidente, Enio Brizola (PT) e Gustavo Finck (PP), recebeu denúncia da comunidade sobre a deterioração do local, que já foi um importante espaço de arte e cultura do município. Uso indevido da estrutura, furto da fiação elétrica, telhas quebradas, calhas sobrecarregadas e vegetação alta conferem ao ambiente aspecto de abandono total, segundo os parlamentares.
Comissão Especial do Patrimônio Histórico faz vistoria na Casa da Lomba

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Não é a primeira vez que os vereadores do Legislativo hamburguense questionam a manutenção da Casa da Lomba. Em 2019, o mesmo colegiado já havia solicitado ao Executivo o restauro do imóvel, para evitar o agravamento da degradação. Felipe destacou que, na época, o local estava fácil de ser acessado, mas que, agora, foi arrombada e está toda aberta. 


Leia mais: 

Comissões buscam impedir agravamento da deterioração da Casa da Lomba

Comissões devem discutir alternativas para a Casa da Lomba

Vereadores pedem reabertura da Casa da Lomba

Câmara debate alternativas para projetos durante período de restauro da Casa da Lomba

 

Carina Kaiser, moradora de Lomba Grande, museóloga e representante da sociedade civil setorial do Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo, acompanhou os parlamentares durante a vistoria. Ela destacou que a Casa da Lomba é um importante espaço de fortalecimento das diversas culturas do bairro. Segundo ela, além do seu valor histórico-cultural, a casa foi palco de ações organizadas pela Associação Cantalomba e moradores, que fomentaram a educação, artes, cultura e economia solidária e criativa da comunidade. “Ponto de cultura local, o ambiente contava com um memorial sobre a Casa Pastoral e promovia a manutenção das identidades, o desenvolvimento e o turismo no bairro. Trata-se de um espaço público de reconhecida importância para a comunidade lomba-grandense, a qual anseia pela retomada das suas atividades”, enfatizou a museóloga.

O vereador Enio Brizola afirmou que fará um requerimento ao Executivo, em nome da comissão especial, exigindo providências urgentes para manutenção do local. O grupo quer acesso ao projeto de restauro e orçamentação para saber qual o investimento necessário para a operação. “Dessa forma, podemos nos organizar para pleitear ajuda”, finalizou o parlamentar.

Comissões Especiais

Previstas pelo Artigo 77 do Regimento Interno da Câmara, as comissões especiais do Legislativo hamburguense são constituídas para analisar matérias de relevância, podendo encaminhar a convocação de secretários municipais e diretores de autarquias, bem como promover audiência pública. Os grupos são compostos por, no mínimo, três membros, observando, sempre que possível, a proporcionalidade partidária. Com prazo determinado de encerramento, as comissões especiais são concluídas com a apresentação de relatório ou projetos de lei, resolução ou decreto legislativo.



registrado em: