Comissão de Saúde fará vistoria na USF São Jorge a pedido de moradores

por Luís Francisco Caselani última modificação 01/11/2022 18h00
1º/11/2022 – A Comissão de Saúde da Câmara de Novo Hamburgo prepara uma visita à Unidade de Saúde da Família (USF) São Jorge na manhã desta sexta-feira, 4. O objetivo é averiguar reclamações de moradores quanto ao espaço físico do local, considerado pequeno. Desde 2020, a unidade funciona em imóvel alugado na esquina das ruas Anchieta e Engenheiro Jorge Schury. O prédio, com área de 110 metros quadrados, comporta seis consultórios.
Comissão de Saúde fará vistoria na USF São Jorge a pedido de moradores

Fotos: Josyane Cardozo/CMNH

A USF São Jorge está instalada no local desde abril de 2020. A mudança ocorreu após o prédio anterior apresentar problemas estruturais. Entre o encerramento das operações na antiga sede e a inauguração do serviço no novo imóvel, seus usuários foram atendidos temporariamente pela USF Kraemer. Esse hiato durou quase um ano e meio. A Comissão de Saúde decidiu pela vistoria durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 31. O grupo é composto pelo presidente Raizer Ferreira, o relator Vladi Lourenço e a secretária Tita, todos vereadores pelo PSDB.

Abril Verde

Os parlamentares também aproveitaram o encontro para dar sequência à tramitação do Projeto de Lei nº 90/2022. O texto, proposto pelo Executivo, institui em Novo Hamburgo a campanha Abril Verde, voltada para ações de conscientização e prevenção a acidentes e doenças relacionados ao trabalho. Pouco antes, a matéria também havia recebido parecer favorável da Comissão de Direitos Humanos, em decisão tomada pelo relator Ito Luciano (PTB) e a secretária Lourdes Valim (Republicanos). O aval dos dois grupos, somado a aprovação anterior da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, garante o envio do PL a plenário. As datas das duas votações serão definidas em reunião de líderes.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. As comissões se reúnem semanalmente na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.