Comissão de Obras fiscaliza problemas no Residencial Novo Hamburgo

por Tatiane Souza última modificação 25/03/2019 17h58
27/02/2019 – A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Coosp), integrada pelos vereadores Patricia Beck (PPS), Vladi Lourenço (PP) e Fernando Lourenço (SD), fiscalizou na manhã desta quarta-feira, 27, o Residencial Novo Hamburgo, empreendimento vinculado ao Programa Minha Casa Minha Vida no bairro Boa Saúde. Devido às fortes chuvas de final de agosto e início de setembro do ano passado, a Defesa Civil interditou 26 casas por risco de desmoronamento. A comissão acertou a convocação da secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, para que compareça em encontro com a Coosp no dia 7 de março, às 9 horas. Representes da construtora Quanti Edificações Industrializadas Ltda, responsável pelo residencial, e da Caixa Econômica Federal também serão convidados para a reunião.
 Comissão de Obras fiscaliza problemas no Residencial Novo Hamburgo

Fotos: Tatiane Lopes/CMNH

O grupo foi acompanhado por Enio Brizola (PT), que já havia atendido ao chamado da comunidade e também vistoriou o local no dia 31 de janeiro. Na época, os moradores tiveram de deixar suas residências e, hoje, há um impasse sobre a responsabilidade do ocorrido. “Mesmo sendo um loteamento privado, a Prefeitura tem o dever de fiscalizar. Muitas casas e terrenos foram financiados pela Caixa”, explicou Brizola. 

Patricia também relatou que foi procurada por alguns moradores que enfrentam outro problema referente ao residencial. A Prefeitura ainda não liberou o habite-se de algumas casas que já estão prontas e que não estão localizadas na zona do desmoronamento. “As pessoas estão, muitas vezes, pagando aluguel e financiamento dessas casas e não têm previsão de entrega da moradia”, relatou. 

Os vereadores constataram ainda que muitas casas interditadas foram depredadas e furtadas – aberturas, forro, tomadas, portas, janelas e até o telhado. 

Leia mais sobre o assunto:

Comissão de Obras acompanhará situação do Residencial Novo Hamburgo após deslizamento de terra

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Coosp se reúne às segundas-feiras, a partir das 13 horas, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.