Comissão de Obras conversa com empresa encarregada pelo novo transporte coletivo em Novo Hamburgo

por Jaime Freitas última modificação 08/03/2024 14h51
08/03/2023 – A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana da Câmara (Coosp) reuniu-se nesta quinta-feira, 07, com representantes da Viação Santa Clara (Visac-RS), que, a partir do dia 27 de abril, assume o transporte coletivo urbano em Novo Hamburgo. O gerente da Visac-RS, Fernando Silveira, respondeu perguntas dos parlamentares e falou sobre os processos de contratações da empresa, treinamentos técnicos para os novos motoristas, bilhetagem eletrônica, aplicativo por GPS, câmeras, centrais de controle, comunicação, entre outros assuntos.
Comissão de Obras conversa com empresa encarregada pelo novo transporte coletivo em Novo Hamburgo

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Os membros do colegiado, Ricardo Ritter – Ica (presidente/PSDB), Ito Luciano (relator/PRD) e Darlan Oliveira (secretário/PDT) foram recepcionados na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Novo Hamburgo (Sindilojas NH) pelo gerente Fernando Silveira, pelo encarregado de frota, Angelo Marcio Stumpf, e pela encarregada administrativa, Lariza Gasparini, funcionários da Visac-RS, que responderam perguntas dos parlamentares.

Ito Luciano mostrou-se preocupado com os empregos dos motoristas das empresas de ônibus que deixarão de atender Novo Hamburgo. O gerente da Visac-RS informou que já está aberto o sistema para o envio de currículos e que todos serão avaliados, mas que os candidatos terão de suprir pré-requisitos para a contratação. “A triagem passa pela escolaridade, exames toxicológicos, doenças preexistentes e a categoria da carteira do condutor, por exemplo”, disse Silveira, reforçando que é importante para a empresa selecionar os motoristas que já conhecem as linhas e características viárias do município.

Ricardo Ritter mostrou um vídeo de um dos veículos da Viação Santa Clara que será utilizado em testes nas vias de Novo Hamburgo. A dúvida era sobre o ano de fabricação e a qualidade dos pneus. Silveira esclareceu que dois ônibus chegaram à cidade para realizar testes abrangentes da solução completa que será implementada na frota, e treinamento dos motoristas. Junto à nova frota, será implementado um sistema integrado de mobilidade, batizado de MixMob, abrangendo também a nova bilhetagem eletrônica. "Estamos conduzindo uma série de testes e treinamentos técnicos, incluindo aspectos como bilhetagem eletrônica, GPS, câmeras e comunicação", explica. A empresa já começou o processo de contratação e treinamento de funcionários para lidar com essas tecnologias. O treinamento envolve instalação dos equipamentos, configuração, testes de funcionamento e operação dos equipamentos (procedimentos de abertura de linha, fechamentos, inicialização). "Esses mesmos veículos serão empregados para avaliar a aptidão dos motoristas candidatos", acrescenta o gerente. 

Saiba mais: Secretária explica como funcionará o transporte público a partir do final de abril

Após a reunião no Sindilojas NH, o presidente da Coosp, Ricardo Ritter – Ica, acompanhado dos representantes da empresa Visac-RS, foi conferir o espaço onde é realizado o serviço de cadastramento ao transporte público gratuito, na Casa das Artes de Novo Hamburgo. No local, é feita a inclusão da identificação do passageiro no MixMob, necessário para a implantação do novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE).

Cadastramento ao transporte público gratuito

O Município segue recadastrando os futuros usuários do novo transporte público. Pessoas com 70 anos ou mais podem ir na Casa das Artes, munidos de documento com foto e comprovante de endereço de Novo Hamburgo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 16h. O atendimento de pessoas com deficiência (PcD) de qualquer idade também continua no mesmo local. Entre os dias 11 e 28 de março, o cadastramento de idosos será realizado para quem tem 65 anos ou mais. Este cadastramento inicial é para quem tem direito ao transporte público gratuito.

 

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. As comissões permanentes se reúnem semanalmente na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.