Câmara retoma sessões ordinárias na próxima segunda-feira

por Luís Francisco Caselani última modificação 29/01/2026 20h25
29/01/2026 – Com o encerramento do recesso parlamentar neste sábado, 31, a Câmara de Novo Hamburgo se prepara agora para o retorno das sessões plenárias. O primeiro encontro está marcado para a próxima segunda-feira, 2. Além da votação de requerimentos e a defesa de indicações e pedidos de providências, a pauta prevê a apreciação de um projeto de lei e a escolha dos novos integrantes das comissões permanentes. A sessão terá início às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal 16 da Claro e pelo youtube.com/TVCamaraNH.
Câmara retoma sessões ordinárias na próxima segunda-feira

Foto: Gabriela Panassal/CMNH

Embora o Legislativo estivesse em recesso, os vereadores não interromperam suas atividades. Prova disso são as mais de 190 matérias protocoladas ainda em janeiro. Agora, contudo, essas proposições voltam a tramitar regularmente, passando por discussões, votações e encaminhamento aos órgãos públicos competentes. Em 2025, foram mais de 6,5 mil matérias apresentadas.

Comércio ambulante de bebidas

Aprovado em primeiro turno na última sessão do ano passado, o PL nº 124/2025 retorna à pauta na próxima segunda-feira em discussão final. Esse deve ser o único projeto colocado em votação durante a tarde. Assinado pelo vereador Cristiano Coller (PP), o texto regulariza o comércio ambulante de bebidas alcoólicas e cigarros na cidade. O autor explica que o objetivo da proposta é ajustar a Lei Municipal nº 257/1999 a uma prática já comum na cidade, especialmente em eventos culturais e esportivos.

Comissões

A primeira reunião ordinária de 2026 definirá ainda os novos integrantes das oito comissões permanentes e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Cada colegiado será formado por três vereadores. O mandato será de um ano. Por força regimental, o presidente do Legislativo, Juliano Souto (PL), fica impedido de fazer parte dos grupos. Em 2025, as comissões permanentes somaram 226 reuniões, oito audiências públicas, um seminário, 11 saídas de campo e 479 pareceres emitidos.