Câmara realiza debate sobre cuidados a familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista
A proposta partiu da procuradora especial da Mulher, Lourdes Valim (Republicanos), que desde o começo do ano, vem se reunindo com a Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA NH) com intuito de buscar ferramentas de auxílio às famílias, como divulgação de ações, conscientização e acolhimento além de incentivo a políticas públicas.
Com atuação em Novo Hamburgo desde fevereiro de 2017, a AMA reúne amigos e voluntários com o objetivo de buscar terapias adequadas para as pessoas com o transtorno. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estadunidense aponta que uma a cada 36 crianças convive com o autismo.
“Se transportássemos esse número para o Brasil, onde não temos levantamentos oficiais, teríamos quase 6 milhões de autistas. É um número muito expressivo. E grande parte da população autista está dentro do nível três do espectro. São autistas severos, que não conseguirão independência ao longo de sua vida e necessitarão de grande nível de suporte. Por isso é preciso pensar também na saúde e qualidade de vida de seus cuidadores”, reforça a presidente da associação, Vivian Machado.
A TV Câmara já produziu dois programas sobre o autismo. Veja na íntegra: