Câmara promove 2º Seminário de Desenvolvimento Econômico em outubro

por Tatiane Souza última modificação 18/11/2019 17h09
1º/08/2019 – O 2º Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo será realizado na primeira quinzena de outubro no Plenário da Câmara. Promotor do evento, por meio da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin) e da Escola do Legislativo, o Parlamento hamburguense contará com a parceria de entidades representativas, poder público e instituições de ensino. Em reunião preparatória na tarde desta quinta-feira, 1º de agosto, ficaram encaminhados os principais pontos que devem nortear os debates. Enio Brizola (PT), presidente da Cofin, destacou a importância da construção coletiva e do engajamento da Casa no esforço de reinventar a economia hamburguense.
Câmara promove 2º Seminário de Desenvolvimento Econômico em outubro

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

O seminário está sendo pensando por todas as entidades e instituições envolvidas e será proposto em diferentes momentos: solenidade de abertura, com o diagnóstico econômico de Novo Hamburgo e região; apresentação de cases de municípios que implantaram políticas públicas para o desenvolvimento econômico e superação da crise vinda com a desindustrialização; contextualização da situação municipal; ações desenvolvidas pelo Comitê Municipal de Desenvolvimento; debate sobre a atualização das cadeias produtivas da cidade e as tendências em tecnologia e inovação; questões relacionadas ao ensino; e articulação final, com manifestação pública sobre o resultado proporcionado pelos debates.

Saiba mais: Câmara promoverá segunda edição do Seminário de Desenvolvimento Econômico

O principal objetivo traçado é o direcionamento de ações continuadas, impedindo a interrupção do processo coletivo de pensamento sobre o desenvolvimento de Novo Hamburgo. As instituições parceiras desenham o evento como a possibilidade de propor a resolução de gargalos, conectar atividades paralelas e construir redes de cooperação.

Os participantes também reiteraram a importância de discutir o desenvolvimento econômico de forma sustentável, trazendo à pauta questões relacionadas à biotecnologia, cooperativismo, economia solidária e empreendedorismo. E destacaram a necessidade de discutir a vocação coureiro-calçadista de Novo Hamburgo, identificando pontos fortes e fracos para fortalecer práticas existentes, além de buscar uma vertente econômica alternativa para que o Município chegue aos 100 anos de sua emancipação em uma posição econômica melhor e em sinergia com seus moradores.

O vereador Brizola apontou ainda a importância de estar atento ao que acontece na região para conhecer e entender os investimentos realizados nos setores de comércio e serviços. Segundo o parlamentar, também seria oportuna uma discussão sobre como os cursos técnicos e superiores oferecidos na região podem dialogar com os encaminhamentos dados pelo Seminário de Desenvolvimento Econômico. 

Construção coletiva

Participaram da segunda reunião representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comitê de Governança Empresarial, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Fundação Liberato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul Novo Hamburgo) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Da Câmara, participaram o vereador Enio Brizola e representantes dos integrantes da Cofin Gerson Peteffi (MDB) e Nor Boeno (PT) e do presidente da Casa, Raul Cassel (MDB). Membros da Escola do Legislativo e da Gerência de Comissões também estiveram presentes. 

Um novo encontro ficou definido para a próxima quinta-feira, dia 8, às 14h, também na Câmara Municipal. A ideia é que os envolvidos trabalhem durante esta semana possíveis sugestões de palestrantes para o evento. A definição final da data também deve ocorrer na futura reunião.

Seminário Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo