Câmara investe em energia solar que pode gerar economia de R$ 6 mil ao mês aos cofres públicos
Fernandinho reitera que a instalação do sistema fotovoltaico nas dependências do Legislativo vai trazer mais economicidade para as contas públicas, além de incentivar as pautas ecológicas com energia renovável. "Essa é uma obra que já se estuda a algum tempo e conseguimos colocar em prática neste ano", destacou.
De acordo com a equipe técnica da IG, o retorno financeiro se dará em quatro anos e oito meses. Além da economia de recursos público, o investimento em energia solar garantirá benefícios ambientais, como a preservação de 68 árvores por ano e a redução da emissão de 1.272,45 kg CO², considerado um dos gases responsáveis pelo efeito estufa, nocivo ao ser humano e ao meio ambiente.
Conforme o servidor Pedro Oliveira, responsável pelo setor de Serviço e Manutenção do Legislativo e também fiscal do contrato, o inversor (com 75 Wp de potência), equipamento responsável por transformar a energia solar em energia elétrica, também será posicionado no estacionamento. Ao todo, as 200 placas solares serão acomodadas em uma área de 510 m² e devem gerar 137.424,36 kWh/ano.
A previsão é de que as obras sejam finalizadas até o dia 15 de novembro.
- Carport solar é um estacionamento coberto de veículos montado sobre estrutura metálica e que utiliza placas solares para fechamento da cobertura.
Saiba mais
Em abril de 2022, o então presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Cristiano Coller (PTB), visitou a sede do Parlamento de Campo Bom. Recebido pela vereadora Professora Gênifer Engers, sua contraparte no município vizinho, Coller buscou informações sobre o processo de implantação do sistema fotovoltaico que garantiu autossuficiência energética ao prédio da instituição. O objetivo era coletar subsídios para adotar a iniciativa em Novo Hamburgo – o que está se concretizando em 2023. Na época, Coller deu continuidade às tratativas internas para o avanço na pauta. “A escolha pela energia solar alia economia ao cuidado com o meio ambiente”, defendeu o parlamentar.
Leia também: Gerente da RGE faz visita institucional e destaca investimentos em Novo Hamburgo