Presidente da Câmara conhece sistema de energia solar do Legislativo de Campo Bom

por Luís Francisco Caselani última modificação 08/04/2022 14h53
08/04/2022 – O presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Cristiano Coller (PTB), visitou a sede do Parlamento de Campo Bom na tarde desta quinta-feira, 7. Recebido pela vereadora Professora Gênifer Engers, sua contraparte no município vizinho, Coller buscou informações sobre o processo de implantação do sistema fotovoltaico que garantiu autossuficiência energética ao prédio da instituição. O objetivo, segundo o presidente, é coletar subsídios para estudar a viabilidade de adoção da iniciativa em Novo Hamburgo.
Presidente da Câmara conhece sistema de energia solar do Legislativo de Campo Bom

Foto: Luís Francisco Caselani/CMNH | Foto abaixo: Câmara de Campo Bom

Inaugurada em 2018, a usina instalada na Câmara de Campo Bom é composta por 112 painéis, atingindo um potencial de 40 quilowatts-pico. A geração é suficiente para dar conta de toda a demanda energética do prédio. Presidente do Legislativo durante a implantação do sistema, o vereador Victor Souza também recepcionou Coller. Souza detalhou os processos realizados até a conclusão da melhoria e incentivou a opção pela energia renovável.

Retorno do investimento

Cristiano Coller se mostrou impressionado com os números apresentados pelos vereadores campo-bonenses. A conta de luz do Parlamento, que chegava a R$ 5 mil mensais em 2018, hoje foi reduzida apenas às taxas cobradas pela concessionária. O investimento total da melhoria, de pouco mais de R$ 154 mil, foi recuperado em cerca de dois anos e meio. “E o sistema tem uma durabilidade de 25 anos”, reforçou Souza. “O único gasto que temos é com a limpeza periódica dos painéis”, informou a presidente Gênifer.

Ao final da visita, Coller agradeceu a atenção de seus congêneres. O chefe do Legislativo hamburguense pretende agora dar continuidade às tratativas internas para o avanço na pauta. “A escolha pela energia solar alia economia ao cuidado com o meio ambiente. Temos ao nosso lado, na Câmara de Campo Bom, um exemplo muito exitoso”, elogiou.

registrado em: