Câmara e TCE-RS planejam ampliação da oferta de cursos em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani última modificação 21/03/2018 14h37
20/03/2018 – A Mesa Diretora da Câmara de Novo Hamburgo, representada pelo presidente do Legislativo, Felipe Kuhn Braun (PDT), e seu vice, Vladi Lourenço (PP), visitou na tarde desta terça-feira, 20 de março, o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Iradir Pietroski. O encontro serviu para reforçar laços institucionais estabelecidos ao longo dos últimos anos com o intuito de ampliar o caráter fiscalizador e aprimorar a capacidade de gestão do Parlamento.
Câmara e TCE-RS planejam ampliação da oferta de cursos em Novo Hamburgo

Luís Francisco Caselani/CMNH

IMG_9805.jpgFelipe salientou os benefícios do estreitamento de diálogo entre os órgãos e defendeu uma maximização do processo de capacitação de gestores públicos, legisladores, servidores e cidadãos a partir da continuidade da parceria entre a Escola do Legislativo e a Escola Superior de Gestão e Controle do TCE-RS. “Queremos não retomar, porque nunca foram interrompidos, mas ampliar os cursos que realizamos em conjunto, qualificando funcionários, agentes políticos e cidadãos sobre diferentes assuntos de interesse público”, explicou.

Em junho de 2017, o então presidente do TCE-RS Marco Peixoto conheceu a Câmara de Novo Hamburgo e conversou com os vereadores no intuito de aproximar as duas instituições. No encontro, fomentou-se a ideia da concepção de cursos com temáticas atuais de gestão pública, proposta materializada com a realização de palestra sobre combate à corrupção e seminário abordando gestão de resíduos sólidos e o novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Atual presidente, Pietroski mostrou-se favorável à disponibilização de novos cursos e eventos de capacitação. “O vereador é o para-choque das demandas da sociedade, porque é ele que a pessoa encontra no mercado, no restaurante, no bairro. Sempre tive um respeito muito grande pelas câmaras municipais, então podem contar com o nosso total apoio”, afirmou.

Seu assessor jurídico, Bruno de Freitas, propôs a assinatura de um termo de colaboração entre as duas escolas, funcionando como um guarda-chuva para o estabelecimento de um calendário regular de cursos. “Uma das atividades finalísticas do Tribunal é justamente fazer essa atuação pedagógica de instrução aos gestores”, argumentou. O diretor da Escola de Gestão e Controle do TCE-RS, Sandro Bergue, ressaltou que essa linha de orientação é uma política histórica da entidade. “Nós temos vários cursos que podem ser colocados à disposição, de interesse tanto dos vereadores como de servidores do Legislativo e do Executivo, bem como para a sociedade civil. É interesse do Tribunal incentivar e ampliar esse serviço”, acrescentou.

O TCE/RS promove periodicamente seminários e workshops de sensibilização sobre trabalhos de auditoria de contas e adoção do planejamento estratégico como ferramenta de gestão para administração pública, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento organizacional e contribuir com a melhoria contínua do setor público.

Felipe Kuhn Braun e Vladi Lourenço agradeceram a boa aceitação às sugestões e colocaram a Câmara de Novo Hamburgo também como uma porta de entrada para outros municípios próximos. “Por sermos a maior cidade do Vale do Sinos e termos um Legislativo considerável, em termos de estrutura, procuramos também orientar os colegas da nossa região. Muitos vereadores podem, se não dirimir, ao menos diminuir suas dúvidas com a realização dessas atividades, auxiliando no próprio exercício do mandato. E nós sabemos que, quanto melhor a preparação do parlamentar, melhor o resultado de seu trabalho e o reflexo disso na sociedade”, finalizou o presidente do Legislativo.