Câmara de Novo Hamburgo recebe visita institucional do TCE-RS

por Maíra Kiefer última modificação 20/06/2017 19h36
19/06/2017 – A Câmara Municipal de Novo Hamburgo recebeu na tarde desta segunda-feira, 19 de junho, uma comitiva do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), encabeçada pelo presidente Marco Peixoto. Recepcionados pela presidente da Casa, vereadora Patrícia Beck (PPS), os representantes do órgão vieram ao município com o intuito de conhecer a estrutura do Legislativo hamburguense, retribuindo convite realizado pela parlamentar em reunião na sede do TCE-RS em maio.

O intuito do encontro era estreitar o diálogo entre as instituições. “Precisamos aproveitar o trabalho e a estrutura do TCE-RS para o esclarecimento de dúvidas acerca da nossa atuação como parlamentares e gestores, e para deixarmos a Câmara ainda mais organizada e dentro de suas responsabilidades legais”, esclareceu Patrícia.

Inicialmente reunidos na Sala da Presidência, os representantes do TCE-RS conheceram a sede da Câmara, percorrendo setores administrativos. O presidente Marco Peixoto mostrou-se surpreso e elogiou a estrutura da Casa em conversa com os demais vereadores, realizada inicialmente no Plenarinho Pedro Thon e que se estendeu durante a abertura da reunião ordinária. “Nosso objetivo enquanto gestão é reduzir nossa distância para câmaras municipais e prefeituras. Implantamos um trabalho de prevenção e orientação aos gestores públicos. Não queremos pegar ninguém, mas sim qualificar os agentes políticos”, destacou.

Seminário com vereadores da região

Peixoto aproveitou o encontro para propor à Presidência da Casa a organização de um seminário envolvendo o TCE-RS e órgãos legislativos da região para abordar diferentes aspectos da gestão pública. “Novo Hamburgo, por seu cenário socioeconômico, pode muito bem se tornar um polo político regional”, apontou. Acostumado a receber gest

ores de todo o Estado, Peixoto revelou que os órgãos que menos procuram o TCE-RS são justamente da região metropolitana, apesar da proximidade geográfica. “Hoje, a Câmara de Novo Hamburgo pode abrigar uma associação regional de legislativos. O caráter de associação fortaleceria e referendaria as demandas dos municípios”, acrescentou.

Ao lado do presidente Marco Peixoto, compuseram a comitiva a diretora de Controle e Fiscalização do TCE-RS, Cristina Assnann, o coordenador da Consultoria Técnica, Evandro Honercher, e o auditor público externo Leandro dos Santos. Além dos vereadores, acompanharam a visita a diretora-geral da Câmara, Rachel Tomasi, e a procuradora-geral, Fernanda Luft.