Câmara de Novo Hamburgo pode ter nova premiação a partir do ano que vem

por Luís Francisco Caselani última modificação 14/11/2023 20h39
14/11/2023 – O vereador Felipe Kuhn Braun (PP) apresentou em outubro o Projeto de Decreto Legislativo nº 4/2023. O texto cria o Prêmio Jurídico Adalberto Alexandre Snel. Com periodicidade anual, a láurea será destinada a reconhecer os serviços prestados na área do direito por juízes, promotores, procuradores, defensores públicos, advogados, escritórios e instituições. Nesta segunda-feira, 13, a proposta obteve o aval da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur), o que assegura sua votação em plenário.
Câmara de Novo Hamburgo pode ter nova premiação a partir do ano que vem

Fotos: Tatiane Lopes/CMNH

Conforme o PDL nº 4/2023, serão até 14 premiados por ano, cada um indicado por um vereador. O texto prevê que a entrega das placas de homenagem ocorra em sessão solene na segunda quinzena de agosto. Incluído na pauta da Cojur, a matéria avançou sem grandes percalços, conquistando o apoio do presidente do colegiado, Ricardo Ritter – Ica (PSDB), do secretário, Enio Brizola (PT), e do vereador suplente Eliton Ávila (PTB), que ocupou a vaga do licenciado Ito Luciano (PTB).

Sem a necessidade de passar por outra comissão, o PDL já está apto para a votação em dois turnos em plenário. Se aprovada, a premiação fará nova homenagem a um dos decanos da advocacia gaúcha. Nascido em 1º de junho de 1926 no município de Estrela, Adalberto Alexandre Snel formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 1951. No ano seguinte, ingressou como promotor no Ministério Público. Na mesma década, mudou-se para Novo Hamburgo, onde trabalharia por 32 anos como procurador do Município.

Ao longo de sua vida profissional, também atuou como professor de Direito e presidiu a primeira gestão da subseção hamburguense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/NH). Forte liderança cidadã e comunitária, foi um dos fundadores do Lions Clube na cidade, colaborou na criação da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur) e presidiu o Esporte Clube Novo Hamburgo nos anos de 1967 e 1968. Snel faleceu no dia 28 de março de 2021, aos 94 anos.

Leia também: - Aniversário de Adalberto Snel marcará o Dia do Procurador

- Praça do Foguete se chamará Dr. Adalberto Alexandre Snel

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a proposição é inicialmente analisada pelo Setor de Apoio Legislativo. Se estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a matéria é devidamente numerada e publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), onde pode ser acessada por qualquer pessoa.

Posteriormente, sua ementa é lida em plenário durante o expediente da sessão. De lá, é encaminhada à Diretoria Legislativa para a definição de quais comissões permanentes deverão analisá-la, de acordo com a temática abordada. O texto segue, então, à Procuradoria-Geral da Casa e à Gerência de Comissões. Serão os próprios vereadores, dentro das comissões, que decidirão quais projetos poderão ser levados à votação em plenário.