Câmara dará encaminhamento às propostas do Vereador Mirim

por Tatiane Souza última modificação 06/11/2023 20h04
1º/11/2023 – Ao longo dos últimos meses, a quarta legislatura mirim de Novo Hamburgo trabalhou na sugestão de melhorias para suas comunidades escolares, seus bairros e o município como um todo. Foram 19 propostas construídas. Lidos e defendidos em outubro durante a sessão do Vereador Mirim, os documentos foram reapresentados esta semana com a assinatura dos 14 parlamentares que compõem a Câmara. Aprovadas em plenário nesta quarta-feira, 1º, as matérias serão agora encaminhadas aos órgãos competentes para análise e resolução. Direção e vereadores mirins da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otávio Rosa acompanharam da tribuna de honra a votação das matérias.
Câmara dará encaminhamento às propostas do Vereador Mirim

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Ao todo, os 14 estudantes eleitos pelas sete escolas que integraram a atual edição do Vereador Mirim elaboraram duas moções, quatro requerimentos, cinco indicações e oito pedidos de providências. A ideia é que, após o recebimento das devolutivas, uma última atividade reúna os alunos para o retorno de suas demandas. Confira, por escola, o que traz cada pedido:

- EEEF Otávio Rosa (vereadores mirins Lucas Mello de Oliveira, Thayná de Oliveira e Vítor Moeller): Para o bairro Jardim Mauá, o trio encaminhou pedido de providências para a revitalização e recuperação da Praça Ottomar Winck, também conhecida como Praça da Forquetinha. A solicitação inclui melhorias nos balanços, escorregadores, goleiras e campo de jogo, além do reparo dos equipamentos para exercício físico. moção de apelo à Secretaria da Educação do Estado reivindica cobertura para a quadra esportiva da escola, localizada no bairro Pátria Nova.

Presidente da Mesa Diretora da 4ª Legislatura Mirim, Vítor Werle Moeller usou a tribuna para falar sobre as condições da quadra esportiva da escola. “Não temos cobertura, iluminação e piso adequado. Precisamos desta reforma para melhorar o cotidiano dos alunos porque em dias de chuva ou sol muito forte fica impossível de ir para quadra", disse ao narrar um acidente que um colega sofreu no local. A primeira secretária, Thayná dos Reis de Oliveira, reforçou que o espaço precisa de goleiras novas, rede de vôlei, cestas de basquete, bolas de futebol e raquetes.

Lucas Mello de Oliveira aproveitou o momento para defender a moção que pede melhorias na praça Forquetinha. “Não podemos usar o parquinho, o espaço está rabiscado e pichado e as goleiras estão quebradas”, reclamou o jovem parlamentar. A vice-diretora da instituição, Priscila de Oliveira, acompanhou de perto a atuação de seus vereadores mirins.

- Emeb Machado de Assis (Maria Antonia dos Santos e Samuel Corrêa): Em indicação à Prefeitura, os jovens propuseram estudo de viabilidade para melhorias na quadra esportiva da escola. A ideia seria transformá-la em um ginásio, com palco de teatro e espaço para o armazenamento de materiais. Maria Antonia e Samuel também apresentaram um pedido de providências para revitalização, limpeza e iluminação de uma ruela atrás do condomínio Vicente Kieling, além de um requerimento de voto de congratulações à Banda Marcial Machado de Assis.

- Emeb Martha Wartenberg (Mateus Berft e Thomas Rodrigues): Entre indicação e pedidos de providências voltados para o bairro Canudos, Mateus e Thomas cobram melhorias no asfalto da rua Ícaro, instalação de luminárias nos pontos de ônibus da rua Sílvio Gilberto Christmann e, a exemplo de outros colegas, revitalização da quadra de esportes externa de sua escola.

- Emeb Monteiro Lobato (Lucas da Cunha e Ryan da Silva): A dupla encaminhou uma indicação, um pedido de providências e um requerimento. A primeira aconselha estudo de viabilidade para melhorias na rua Pedro Boll Filho, no bairro São Jorge. O pedido de providências, por sua vez, menciona a necessidade de revitalização e recuperação das duas pracinhas da escola. Já o requerimento, por ter sido atendido durante a própria sessão do Vereador Mirim, foi a única das 19 matérias que não precisou ser reapresentada. A proposta viabilizou espaço de fala para a diretora de Controle do Bem-Estar Animal, Fátima Ferreira, detalhar aos jovens parlamentares o trabalho desenvolvido pela Prefeitura para reduzir o número de cães abandonados na cidade.

- Emeb Presidente João Goulart (Ana Luiza Sparremberger e Dyovana da Rocha): Por indicação, elas recomendaram a realização de estudo de viabilidade para a revitalização da praça da rua Finlândia, no bairro Petrópolis, ao lado da Emeb. As vereadoras mirins sugerem que o projeto inclua ao menos a colocação de bancos e lixeiras. Já os pedidos de providências têm como objeto a instalação de faixa de pedestres na entrada da escola, na rua Suíça, e o conserto e reconstrução do passeio público com acessibilidade.

- Escola de Aplicação Feevale (Henrique dos Santos e Piettro Storck): Primeiros representantes da rede privada de ensino no Projeto Vereador Mirim, Henrique e Piettro redigiram duas matérias com viés ambiental. Em indicação, os jovens sugerem estudo de viabilidade para o alargamento de trecho do Arroio Luiz Rau, além da criação de ecobarreiras em dois pontos do córrego. A ideia é bloquear o escoamento de resíduos plásticos e impedir que os materiais cheguem ao Rio dos Sinos. Já o requerimento solicita informações da Prefeitura a respeito da fiscalização e aplicação da Lei Municipal nº 3.074/2017, norma que estabeleceu o fim do trânsito de veículos de tração animal no perímetro urbano.

- Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig (Érik Correa e Guilherme Alves): Partiu dos vereadores mirins uma das duas moções da tarde. Assim como a outra, o documento manifesta apelo à Secretaria de Educação do Estado. Desta vez, a solicitação foi pela criação de cursos profissionalizantes de administração e informática no próprio Seno Ludwig. Outra matéria, agora endereçada à Prefeitura, pede a colocação de uma lixeira grande e fechada ao lado da escola. Por fim, a dupla encaminhou voto de congratulações ao professor Alexandre Frason, responsável por um projeto de hidroponia no instituto.

Saiba mais: Plenário volta a receber sessão do Vereador Mirim após quatro anos

Os 14 vereadores mirins de 2023:

- Ana Luiza Sparremberger (Emeb Presidente João Goulart)

- Dyovana da Rocha (Emeb Presidente João Goulart)

- Érik Cauã Andrade Correa (Instituto Seno Ludwig)

- Guilherme Sander Alves (Instituto Seno Ludwig)

- Henrique Gomes dos Santos (Escola de Aplicação Feevale)

- Lucas Rodrigues da Cunha (Emeb Monteiro Lobato)

- Maria Antonia de Souza dos Santos (Emeb Machado de Assis)

- Mateus da Silva Berft (Emeb Martha Wartenberg)

- Piettro Ceballos Almeida Storck (Escola de Aplicação Feevale)

- Ryan Silveira da Silva (Emeb Monteiro Lobato)

- Samuel Elizandro de Brito Corrêa (Emeb Machado de Assis)

- Thayná dos Reis de Oliveira (EEEF Otávio Rosa)

- Thomas Jason da Cruz Rodrigues (Emeb Martha Wartenberg)

- Vítor Werle Moeller (EEEF Otávio Rosa)

Suplentes*:

- Alana Gabriela Severo Burgel (Emeb Martha Wartenberg)

- Eduarda Petry (Emeb Presidente João Goulart)

- Jade da Rocha Resch (Instituto Seno Ludwig)

- Lucas Mello de Oliveira (EEEF Otávio Rosa)

- Sarah Rosa (Emeb Monteiro Lobato)

- Vinícius Bryan Moreira Pinheiro (Emeb Machado de Assis)

* A Escola de Aplicação Feevale não elegeu suplente.

Assista na íntegra à sessão do Vereador Mirim: