Alunos da rede municipal solicitam apoio para participação em feira científica em Fortaleza

por Luís Francisco Caselani última modificação 01/04/2019 23h49
1º/04/2019 – Um grupo de quatro alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Washington Luiz, do bairro Lomba Grande, compareceu à sessão desta segunda-feira, 1º de abril, para apresentar o projeto “O saneamento básico na zona rural”, única pesquisa da rede municipal de ensino a receber o Prêmio Cientista Júnior em 2018. O reconhecimento, concedido pela Câmara aos quatro trabalhos com melhor avaliação entre as escolas hamburguenses na Mostratec Júnior, garante a participação de dois estudantes e de um professor-orientador na Expo Nacional Milset Brasil, feira científica que será realizada em Fortaleza no mês de maio. Agora, eles tentam arrecadar dinheiro para garantir a ida dos quatro colegas.
Alunos da rede municipal solicitam apoio para participação em feira científica em Fortaleza

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Partindo da premissa de que o saneamento básico deve ser igual para todos, Enzo da Silva, Gustavo Matana, Julia Haack e Pedro Linck da Silva, então estudantes do 5º ano, promoveram pesquisa traçando um panorama sobre as estruturas disponibilizadas em diferentes áreas da cidade. Através de conversas com moradores e profissionais, registros fotográficos, pesquisas, saídas de campo, palestras e leituras, o grupo chegou à conclusão de que a zona urbana possui mais recursos e melhor infraestrutura, enquanto, na zona rural, as pessoas buscam estratégias alternativas, procurando melhoria da qualidade de vida.

Leia também:

- Câmara de Novo Hamburgo premia quatro projetos no encerramento da Mostratec Júnior

- Em reunião com a Smed, comunidade da EMEF Washington Luiz volta a pedir nova área coberta

A professora-orientadora Jaqueline Fisch calcula que, para garantir o credenciamento, hospedagem e passagem para os dois alunos e para a diretora da escola, Sabrina do Rosário, o grupo precisa arrecadar em torno de R$ 8 mil. Para isso, eles estão promovendo uma ação entre amigos. “Somos da menor escola do Município, mas viemos nos destacando em projetos de pesquisa, que tem sido a base do nosso trabalho. Os alunos estão bem engajados no propósito de que todos possam representar o Município. Esse é um projeto que fortalece toda a nossa comunidade”, ressaltou Jaqueline.

O presidente da Comissão de Educação da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT), sugeriu que os parlamentares pensem em formas de ampliar o Prêmio Cientista Júnior, para que não ocorra a mesma situação em futuras edições. “É um bom projeto, mas sempre temos como melhorar. Ficamos muito felizes vendo esses jovens explanando tão bem sobre um assunto tão importante”, salientou. “Trata-se da conscientização de uma nova geração sobre a importância do tratamento do esgoto”, corroborou o presidente da Casa, Raul Cassel (MDB).

Os vereadores Sergio Hanich (MDB) e Vladi Lourenço (PP) parabenizaram a apresentação dos estudantes e o engajamento dos jovens na questão do saneamento básico. Já Patricia Beck (PPS) aproveitou ainda para enaltecer o empenho da comunidade escolar da EMEF Washington Luiz. “Essa é uma escola que precisa estar sempre lutando para sobreviver”, completou.

Como ajudar

Quem quiser contribuir comprando a rifa ou por meio de doações pode entrar em contato com a professora Jaqueline pelo telefone (51) 99914-4497.

Tribuna Popular

Durante as sessões ordinárias, pessoas previamente inscritas também têm direito à fala, por meio do expediente da Tribuna Popular. As inscrições devem ser feitas junto à Secretaria da Casa, no terceiro andar, a partir do preenchimento de uma solicitação. As datas serão estabelecidas conforme disponibilidade de agenda.