Alunos da rede municipal solicitam apoio para participação em feira científica em Fortaleza
Partindo da premissa de que o saneamento básico deve ser igual para todos, Enzo da Silva, Gustavo Matana, Julia Haack e Pedro Linck da Silva, então estudantes do 5º ano, promoveram pesquisa traçando um panorama sobre as estruturas disponibilizadas em diferentes áreas da cidade. Através de conversas com moradores e profissionais, registros fotográficos, pesquisas, saídas de campo, palestras e leituras, o grupo chegou à conclusão de que a zona urbana possui mais recursos e melhor infraestrutura, enquanto, na zona rural, as pessoas buscam estratégias alternativas, procurando melhoria da qualidade de vida.
Leia também:
- Câmara de Novo Hamburgo premia quatro projetos no encerramento da Mostratec Júnior
- Em reunião com a Smed, comunidade da EMEF Washington Luiz volta a pedir nova área coberta
A professora-orientadora Jaqueline Fisch calcula que, para garantir o credenciamento, hospedagem e passagem para os dois alunos e para a diretora da escola, Sabrina do Rosário, o grupo precisa arrecadar em torno de R$ 8 mil. Para isso, eles estão promovendo uma ação entre amigos. “Somos da menor escola do Município, mas viemos nos destacando em projetos de pesquisa, que tem sido a base do nosso trabalho. Os alunos estão bem engajados no propósito de que todos possam representar o Município. Esse é um projeto que fortalece toda a nossa comunidade”, ressaltou Jaqueline.
O presidente da Comissão de Educação da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT), sugeriu que os parlamentares pensem em formas de ampliar o Prêmio Cientista Júnior, para que não ocorra a mesma situação em futuras edições. “É um bom projeto, mas sempre temos como melhorar. Ficamos muito felizes vendo esses jovens explanando tão bem sobre um assunto tão importante”, salientou. “Trata-se da conscientização de uma nova geração sobre a importância do tratamento do esgoto”, corroborou o presidente da Casa, Raul Cassel (MDB).
Os vereadores Sergio Hanich (MDB) e Vladi Lourenço (PP) parabenizaram a apresentação dos estudantes e o engajamento dos jovens na questão do saneamento básico. Já Patricia Beck (PPS) aproveitou ainda para enaltecer o empenho da comunidade escolar da EMEF Washington Luiz. “Essa é uma escola que precisa estar sempre lutando para sobreviver”, completou.
Como ajudar
Quem quiser contribuir comprando a rifa ou por meio de doações pode entrar em contato com a professora Jaqueline pelo telefone (51) 99914-4497.
Tribuna Popular
Durante as sessões ordinárias, pessoas previamente inscritas também têm direito à fala, por meio do expediente da Tribuna Popular. As inscrições devem ser feitas junto à Secretaria da Casa, no terceiro andar, a partir do preenchimento de uma solicitação. As datas serão estabelecidas conforme disponibilidade de agenda.