Agosto Lilás: Câmara reforça importância da proteção às mulheres
Relações tóxicas também são formas de violência, mesmo que ninguém enxergue as marcas. A dor emocional pode ser silenciosa, mas destrói aos poucos. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 1.492 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2024. A maioria dos crimes aconteceu dentro de casa e foi cometida por parceiros ou ex-parceiros.
Disque Denúncia
O Ligue 180 é o canal oficial do Governo Federal para denúncias de violência contra a mulher no Brasil. Gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia, o serviço realiza acolhimento, orientação e encaminhamentos necessários para garantir a proteção das vítimas. Também pode ser acionado por WhatsApp pelo número (61) 9610-0180.
Acesse a Cartilha da Rede Integrada Laço Lilás
Procuradoria Especial da Mulher
A Câmara de Novo Hamburgo reafirma seu compromisso com a informação, proteção e mobilização da sociedade em prol das mulheres em situação de violência. Desde 2017, conta com a atuação da Procuradoria Especial da Mulher, responsável por garantir direitos, incentivar a participação feminina nas ações institucionais e nos trabalhos legislativos, além de promover campanhas educativas e de combate à discriminação. Siga a @procuradoriadamulhernh no Instagram e acompanhe as ações e campanhas.
Saiba mais: Câmara sedia exposição fotográfica “Arrancadas de Nós!”
Conheça melhor a atuação da Procuradoria Especial da Mulher
Em 2022, a TV Câmara NH deu início à produção do programa Por Elas para divulgar os serviços da Rede Integrada Laço Lilás e debater temas como emancipação feminina, enfrentamento e o combate à violência de gênero. Além disso, o programa Vitalidade, voltado para saúde e bem-estar, traz especialistas para falar sobre temas voltados à saúde integral da mulher.
Assista ao episódio do Por Elas sobre a Lei Maria da Penha: