Abandono de imóvel no Centro mobiliza vereadores

por Tatiane Souza última modificação 15/12/2021 22h21
15/12/2021 – Indignado com a situação de abandono do prédio onde funcionava o supermercado Nacional, na rua Gomes Portinho, o vereador Ricardo Ritter (PSDB) elaborou uma moção de repúdio direcionada à empresa responsável pelo imóvel. O documento recebeu a assinatura de todos os parlamentares e foi aprovado por unanimidade durante a sessão desta quarta-feira, 15.
Abandono de imóvel no Centro mobiliza vereadores

Foto: Daniele Souza/CMNH

Ica destaca que o imóvel oferece riscos aos pedestres que utilizam o passeio público em razão de suas péssimas condições estruturais, relatadas em laudo da Defesa Civil. Além disso, segundo o vereador, o espaço serve de abrigo para moradores de rua, usuários de drogas e assaltantes. “Moradores da região central reclamam de barulhos e desordens em qualquer hora do dia e da noite. Comerciantes já foram alvo de diversos furtos, tornando o local totalmente inseguro, bem como prejudicando potenciais clientes que deixam de frequentar a região por medo”, afirma o parlamentar.

Leia também: Vereadores encerram ano legislativo com eleição da Mesa Diretora e aprovação de 18 projetos

Da tribuna, Ica salientou que “com certeza, a moção vai chegar ao Citibank, mostrando que o Poder Legislativo não está à beira do processo. Todos já fomos abordados por munícipes reclamando da situação do prédio. As pessoas se sentem constrangidas e têm medo de circular pela região. Nós também temos nosso poder de fiscalização, é um prédio privado. Temos de cumprir as leis”, apontou. 

Darlan Oliveira (PDT) disse que todos os cidadãos precisam de paz e sossego e que a condição desse prédio não pode ser aceita. “Temos de encaminhar esta circunstância e todos nós precisamos assinar esta moção para ganhar força. Parabéns pela iniciativa, Ica. A situação precisa ser resolvida rapidamente”, falou o parlamentar. 

Gerson Peteffi (MDB) concordou com os demais vereadores e apresentou sua indignação ao caso. Pediu para a moção ser enviada também ao Ministério Público. 

A pedido de Gustavo Finck (PP), Dudu Schmitz, jornalista, usou a tribuna para falar sobre a série de reportagens que fez sobre o local junto ao também jornalista Aurélio Decker. “A situação há três meses já era muito impressionante. Fachadas depredadas, um prédio que tem história com o cidadão de Novo Hamburgo estar desta forma?. Na última semana, esse cenário ficou mais grave. Isso afeta os cidadãos que ali passam ou trabalham. O caso precisa ser resolvido, independente de o prédio ser público ou privado”, concluiu, ressaltando que envolve a segurança pública da comunidade.

A Moção nº 98/2021 será enviada à direção da empresa Citibank Leasing, mencionada como responsável pelo imóvel, para que tome as medidas necessárias. “O prédio fica em área central, nobre e com muita circulação de pessoas. A aparência abandonada prejudica também a harmonia visual da região”, finaliza o autor. 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.