Cursos 2022

por Maíra Kiefer última modificação 27/03/2023 17h43

Em 2022, a Escola do Legislativo promove o 1º Encontro de Escolas de Governo do Rio Grande do Sul. A iniciativa ocorre graças a uma parceria entre a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), a Rede de Escolas Municipais de Governo do Rio Grande do Sul e a Escola do Legislativo de Novo Hamburgo.

"Desde o ano de 2019, tínhamos o desejo de realizar um evento para reunir as escolas de governo do estado para trocarmos experiências sobre boas práticas e também incentivarmos outras instituições públicas a criarem as suas escolas. Ficamos muito felizes com o convite da Abel para sediar o encontro, pois acreditamos que eventos como este fortalecem o trabalho desenvolvido pelas escolas de governo", avaliou a diretora da instituição hamburguense, Maria Carolina Seitenfus Hagen.


Outras atividades de 2022
No ano passado, a Escola do Legislativo voltou a promover, com mais de 20 apoiadores, o Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo de forma presencial. A quarta edição reiterou a importância de concentrar olhares no ensino técnico e regular como ponto de partida para a retomada e a diversificação da economia.
Em dezembro, o papel das defesas civis municipais foi outro tema abordado em palestra a partir de parceria com o Instituto de Estudos em Governança e Gestão na Administração Pública (Ieggap). Voltada aos vereadores, servidores e estagiários, outra atividade promovida pela Escola do Legislativo durante o ano tratou da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n° 13.709/2018. O TRE/RS e o braço educacional da Câmara realizou ainda palestras sobre democracia e eleições com votação simulada.