Sergio de Wallau recebe o Título de Cidadão de Novo Hamburgo 2016

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 20h03
25/10/2016 – Os cidadãos hamburguenses lotaram a Câmara Municipal de Novo Hamburgo para prestigiar Sergio de Wallau, que recebeu o Título de Cidadão de Novo Hamburgo 2016 na noite desta terça-feira, 25, no Plenário Luiz Oswaldo Bender. Wallau foi indicado pelo vereador Professor Issur Koch (PP), por meio do Requerimento n° 1.348/2016, e teve a aprovação unânime. “A felicidade em receber essa homenagem é indescritível, tanto para mim quanto para minha família. Muito obrigado por tudo que a minha família recebeu de Novo Hamburgo e região. As minhas realizações de vida foram oportunizadas, também, por essa comunidade. Eu tenho o meu coração para agradecer”, disse. A láurea de Cidadão de Novo Hamburgo é concedida anualmente, conforme estabelece a Lei Municipal 2.672/2014.

Compuseram a Mesa Diretora da solenidade o homenageado, sua esposa, Sidinai Vontobel de Wallau, seus filhos Rodrigo e Rafael de Wallau e o vereador Issur. A sogra de Sergio de Wallau, Jane Vontobel, e os netos Natália, Giovana e Manuela de Wallau ocuparam a tribuna de honra. Estavam presentes os vereadores Naasom Luciano (PTB), Raul Cassel (PMDB) e Cristiano Coller (Rede). Antonio Lucas (PDT), presidente da Casa, e Patrícia Beck (PPS) enviaram ofício justificando a ausência e enviando congratulações ao homenageado. 

 

 A TV Câmara produziu um vídeo que ressaltou pontos importantes da trajetória de Sergio de Wallau e que foi assistido por todos os presentes. Ele falou da sua vinda para Novo Hamburgo e do trabalho desenvolvido na área da saúde, especialmente na odontologia, sua profissão. Falou também do seu envolvimento com o esporte e sobre a fundação, em parceria com a esposa, da Academia de Tênis Wallau que, mais tarde, com a inclusão de outros esportes praticados em quadras cobertas, passou a ser chamada de Wallau Centro de Esportes. O homenageado contou um pouco mais da sua relação com os filhos e netos e dos valores que procura passar de geração em geração.

 

Professor Issur Koch falou sobre a vida do homenageado, ressaltando aspectos profissionais e pessoais. “Novo Hamburgo é muito grata ao que o senhor fez pela nossa cidade”. O vereador lembrou o protagonismo da esposa do homenageado que construiu ao lado dele toda essa história. O neto Leonardo de Wallau mandou uma mensagem diretamente da Coréia do Sul, também parabenizando o avô.

 

Naasom Luciano ressaltou a importância do Título de Cidadão de Novo Hamburgo. “É um evento que acontece uma vez por ano, um momento muito importante, o maior dessa Casa Legislativa. Nós, como representantes legítimos da comunidade queremos retribuir com essa homenagem um pouco do que o senhor e sua família fizeram por nosso Município. Agradecer por toda dedicação a nossa cidade – que vocês escolheram para residir, empreender, viver”, falou.

 

Cristiano Coller disse que Novo Hamburgo é muito grato a Wallau por tudo que ele fez e faz pela cidade, principalmente na geração de emprego.

 

Raul Cassel afirmou que foi uma grande escolha o nome de Sergio de Wallau. “Não só é uma glória, mas uma grande responsabilidade”, disse sobre o Título concedido na noite. Ele lembrou que Wallau faz jus ao reconhecimento.

 

Agradecimento da família

 

Rodrigo de Wallau usou a tribuna para falar em nome da família. Ele destacou o orgulho que todos sentem do pai e lembrou que a homenagem acontece justamente no Dia do Dentista, profissão escolhida por Sergio. “Um homem de inúmeras qualidades, ético, empreendedor nato e dedicado pai de família” disse. O filho enumerou diversas qualidades do pai, apontando valores que sempre nortearam a sua vida, como respeito, dignidade, responsabilidade e amor.

 

O Coral Vozes da Porteira, sob a regência de Ronei Pehls, apresentaram as músicas América e Eu sou do Sul.

 

Professor Issur Koch entregou a Sergio de Wallau a placa de Título de Cidadão de Novo Hamburgo 2016. O homenageado usou a tribuna para agradecer a todos. “É uma data muito importante para mim e para toda minha família. Esse título faz ressurgir um turbilhão de pensamentos e emoções”, disse. “Sem desmerecer Horizontina, cidade onde nasci, é em Novo Hamburgo que me sinto em casa. Fazer parte desta galeria de personalidades é receber uma honra indescritível e uma responsabilidade ainda maior”, disse. Homenageou os filhos, noras, sogra, netos e, em especial, a esposa Sidinai Vontobel de Wallau.

 

Por fim, foi feito o descerramento da foto na Galeria dos Cidadãos, localizada na entrada da Câmara.

 

Saiba mais sobre o homenageado

 

Sergio de Wallau, filho de Osvaldo de Wallau e de Olinda de Wallau, nasceu em Horizontina, RS, no dia 12 de agosto de 1942. Casado, teve dois filhos. Com formação em Odontologia pela PUCRS em 1966, foi fundador do Centro Odontológico de Novo Hamburgo, onde exerceu a direção e a especialidade de prótese dental, com foco em reabilitação oral. Desenvolveu diversos projetos priorizando a saúde bucal, principalmente de crianças, na luta contra as cáries.

 

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo emwww.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh