Enfermeiro Vilmar solicita instalação de brinquedos adaptados para crianças portadoras de deficiência

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h02
26/11/2015 - Nesta semana, 87 indicações e pedidos de providências fizeram parte do Expediente. O presidente do Legislativo, Enfermeiro Vilmar, sugere ao Executivo a instalação de brinquedos adaptados para crianças portadoras de deficiência nos parques, escolas e creches públicas, bem como em locais de diversão geral, abertos ao público. Entre as suas solicitações estão operação tapa-buracos na rua Joaquim de Oliveira e desentupimento de canos de esgoto, no Canudos, e colocação de abrigo na parada de ônibus situada na Estrada Leopoldo Petry, no bairro Lomba Grande.

Sergio Hanich (PMDB) solicita à Secretaria de Obras que faça uma vistoria na Rua Epitácio Pessoa, no Primavera, e coloque suporte com lâmpada no poste da Rua Bartolomeu de Gusmão, nas proximidades do nº 1602, Bairro Canudos, também pede limpeza e desobstrução de boca-de-lobo, na lateral da Marginal BR 116, entre os números 2979 e 3099, no bairro Rio Branco.

O também peemedebista Raul Cassel demanda uma efetiva fiscalização pela Guarda Municipal no Bairro Centro, onde há vagas de estacionamento para deficientes físicos. Também pede limpeza e substituição da canalização de esgoto na rua Julio Birck, no Vila Nova. Ele solicita operação tapa-buracos na rua Rincão, no bairro Rincão, o rebaixamento de meio-fio na rua São Francisco, no Santo Afonso, e operação tapa-buracos na rua Maurício Cardoso, no bairro Hamburgo Velho.

Da mesma bancada, Inspetor Luz sugere revitalização da pintura da faixa de segurança para travessia de pedestres no entroncamento da Rua Piratini, com a Av. Dr. Maurício Cardoso, em Hamburgo Velho. Outro demanda apontada pelo parlamentar é o conserto de buracos e irregularidades na rotatória de ligação entre a avenida Guia Lopes e a Estrada Integração, no bairro Rondônia. Ele também pede a poda de árvore na rua Aparados da Serra, no Jardim Mauá, e a capina e limpeza junto ao meio-fio, em toda a extensão da rua Cuiabá, no bairro Boa Vista

Roger Corrêa (PCdoB) solicita operação tapa-buracos nas ruas Áustria, Rua Inglaterra e Rua Finlândia, no bairro Rincão. Também demanda que seja intensificado o policiamento nos Bairros Canudos e Santo Afonso, com a finalidade de diminuir o grande índice de violência nos locais.

Jorge Tatsch (PPS) cobra a colocação de britas no beco da Rua Planalto, o conserto de buraco na avenida Pedro Adams Filho, nas proximidades da rua La Paz, substituição de uma lâmpada queimada na rua Valparaíso, no bairro Santo Afonso. Também solicita o conserto de infiltração na calçada na Rua Travessão e, com urgência, operação tapa-buracos na rua Cel. Jacob Kroeff Filho, esquina com a rua Travessão, no bairro Rondônia. Também pede agilidade para a retirada de árvore que está caindo e apresenta sério risco para a residência localizada na Rua Sertão, além disso requer desobstrução e limpeza do bueiro na rua Sertão, no bairro Rincão.

Cristiano Coller (PDT) requisita, com urgência, colocação de poste e luminária na rua Operário, reconstrução da parada de ônibus na rua Humberto de Campos, substituição de poste de madeira por um de concreto, na rua Humaitá, esquina com a rua Itororó e na rua Torres, no Santo Afonso. Outras reivindicações são operação tapa-buracos na rua Rincão, trecho entre as ruas Onze de junho e BR-116, e na rua Rumânia, trecho entre as Ruas Luxemburgo e Caxias do Sul, no Rincão. 

Enio Brizola (PT) pede, com urgência, fechamento de buraco de um metro de profundidade na rua Francisco Alves, em frente ao nº 1009, bairro Roselândia. Também apontou a necessidade de recolhimento de galhos e entulhos na rua Floresta, na avenida Pedro Quaresma da Silva, intimação do proprietário para que proceda a limpeza do terreno na rua do Bosque, no bairro Boa Saúde. Ele sugeriu ainda limpeza e desentupimento da canalização de esgoto e operação tapa-buracos na rua Pau Brasil e operação tapa-buracos na esquina da rua do Cedro com a Rua da Figueira, no Ideal.

Patricia Beck (PTB) cobra roçada no canteiro central da Rua Três de Outubro, no Pátria Nova. A vereadora demanda o fechamento de buraco na rótula da Rua Joaquim Pedro Soares, esquina com a Rua São Luiz Gonzaga; conserto de buracos e irregularidades no entroncamento das ruas Carlos Reinaldo Müller e Miranda, no Liberdade; operação tapa-buracos na rua Domingos de Almeida, em frente à parada de ônibus, ao lado da CDL, Centro; na Rua General Osório, na curva em frente ao posto de gasolina em Hamburgo Velho; e operação tapa-buracos no espaço entre o meio-fio e a pista de rodagem da rua Demétrio Ribeiro, em toda a sua extensão.

Issur Koch (PP) demanda, com urgência, providências na área de deslizamento de terra no Arroio Luiz Rau, na esquina das Avenidas Pedro Adams Filho e Nicolau Becker, operação tapa-buracos na Rua Primeiro de Março e capina e limpeza do meio-fio em toda a extensão da Rua da Bandeira, no Centro. Outras reivindicações são de operação tapa-buracos em toda a extensão da rua São Lourenço do Sul, no bairro Rondônia, de limpeza e revitalização da Praça Heitor Villa Lobos, na rua Cacequi, no Boa Vista, além de realização de estudo de fluxo de tráfego na confluência das ruas Aloísio de Azevedo e São Luiz Gonzaga, no Vila Nova.

Gerson Peteffi aponta o cercamento e limpeza na Praça Ewaldo Doerner, na Rua Chuí, e a limpeza de bueiro na Rua Brasil, em frente ao Condomínio Monte Sião, no Bairro Primavera.

E, por fim, Naasom Luciano (PT) cobra a troca de lâmpada na Rua Sorocaba, no Liberdade, e desentupimento da boca-de-lobo, na Rua Bauru, no Bairro Canudos.

O que são indicações e pedidos de providências?

De acordo com a Constituição Federal, os legisladores não podem apresentar projetos de lei que impliquem custos para o Poder Executivo. Por isso, quando têm alguma ideia para melhorar a cidade – mas que não pode ser apresentada em forma de projeto –, eles fazem uma indicação, ou seja, uma sugestão para a Prefeitura. Além disso, está entre as obrigações dos vereadores cobrar ações como a troca de lâmpadas nos postes e a pavimentação de ruas. Como estão perto de seus eleitores, sabem quais os problemas que enfrentam e quais suas reivindicações.