Fufa busca incluir homenagem aos catadores no Dia do Reciclador

por liceopiovesan — última modificação 16/10/2020 20h00
25/05/2015 – Aprovado em primeiro turno nesta segunda-feira, 25, o substitutivo ao Projeto de Lei nº 28/2015, de Fufa Azevedo (PT), que dá nova redação à ementa e ao artigo 1º da lei que instituiu o Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo no Município de Novo Hamburgo (Lei Municipal nº 1.446/2006). O objetivo é incluir os catadores entre os homenageados pela data. “A profissão de Catador já é reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações. Além disso, tal reconhecimento fortalece a identidade da ocupação”, argumenta o vereador na justificativa.

A proposta de redação para a ementa é a seguinte: “Institui o Dia do Reciclador, da Recicladora, do Catador, da Catadora e da Reciclagem de Lixo, no Calendário Oficial do Município”. Já o artigo 1º deverá ficar assim: “Fica instituído no âmbito do Município de Novo Hamburgo, o Dia do Reciclador, da Recicladora, do Catador, da Catadora e da Reciclagem de Lixo, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de junho, integrando o Calendário Oficial do Município”.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em Plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. É que o resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa